Estado recua e duas regiões voltam à bandeira laranja

Coronavírus

Estado recua e duas regiões voltam à bandeira laranja

Após pressão de prefeitos, governador anunciou novos ajustes no sistema de distanciamento controlado. Com revisão de dados, Santa Maria e Santo Ângelo saíram da classificação de risco alto

Estado recua e duas regiões voltam à bandeira laranja
Estado

O governador realiza uma Live extraordinária na tarde desta terça-feira. A transmissão ocorreu após uma rodada de conversas com os prefeitos das quatro regiões classificadas com bandeira vermelha, na tarde de ontem e posterior reunião do Gabinete Estadual de Crise. As regiões de Uruguaiana e Caxias do Sul permanecem na bandeira vermelha. Santa Maria e Santo Ângelo retornam para laranja.

A partir da próxima semana, o Mapa de Contágio, do modelo de Distanciamento Controlado, terá os números consolidados na sexta-feira. Os prefeitos tem o final de semana para analisar os dados e terão a segunda-feira para contestar a classificação. A cor das bandeiras de cada região serão disponibilizadas na terça-feira.

Segundo Eduardo Leite, a data que é lançada era um “mero formalismo” e é justo que os prefeitos possam conferir se os dados informados pelos hospitais e governos estão corretos.

O que foi definido para as regiões vermelhas

Santa Maria não havia inserido no sistema seis leitos disponibilizados na sexta-feira. Santa Maria voltará, portanto, para laranja.

Uruguaiana permaneceu na bandeira vermelha, o governador destacou um crescimento exponencial nos contágios da região centro-oeste do Rio Grande do Sul.

“É uma boa notícia para os empreendedores [de Santa Maria], mas a macrorregião centro-oeste, onde está Santa Maria e Uruguaiana, vinha numa estabilidade e começou a se observar um crescimento de casos e internações para covid em UTI”, alertou Leite.

O estado ainda mudou a classificação em Santo Ângelo, que também permaneceu na bandeira laranja. Segundo o município, cinco casos comunicados eram relativos a semana anterior. A estabilidade do número de internações não provocará alterações na região missioneira.

Na região de Caxias do Sul, os dados demonstrados não foram suficientes para amenizar as restrições para a Serra Gaúcha. Nessa semana, as internações subiram de 27 para 57 na região.

Bandeira pode mudar na próxima semana

O governo estadual havia estipulado, na última quinta-feira, que uma região classificada com bandeira vermelha deveria apresentar duas semanas de melhoras estáveis nos dados para retornar a bandeira laranja. O Estado também voltou atrás nesta decisão.

Agora, apenas em casos de reincidência na cor vermelha as regiões permaneceram com maiores restrições, mesmo ao apresentar melhora nos dados da semana seguinte. Se o Estado classifica uma região com bandeira vermelha, duas semanas consecutivas, a região ficará, ao todo, quatro semanas com as restrições determinadas pelo Distanciamento Controlado para áreas com alto risco de contágio.

Acompanhe
nossas
redes sociais