O documento que autoriza a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, entre Westfália e Teutônia, foi assinada nesta segunda-feira, 15. Um ato foi celebrado junto à antiga ponte com autoridades dos dois municípios, além da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, de representantes das empresas envolvidas na execução do projeto e da imprensa.
A obra substituirá a antiga ponte de madeira, construída na década de 50, que interliga a Linha Frank, em Westfália, ao bairro Boa Vista, de Teutônia. Como o trecho integra a Rodovia Transcitrus, é importante para a economia local, uma vez que é uma via de intenso escoamento da produção primária.
A Construtora Edil Eireli, de Teutônia, venceu o processo licitatório para a melhoria do acesso à Westfália, no valor de R$ 988.107,13. A obra será executada com recursos próprios dos municípios com previsão de conclusão para este ano. Ajustes nas cabeceiras da ponte ficam a cargo da cidade onde estarão alocadas.
O projeto da nova ponte prevê uma estrutura de 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, com pista dupla, em sentidos opostos, e duas faixas para pedestres e ciclistas. A ponte será mais alta
para não interromper o trânsito em épocas de cheia do Arroio e terá capacidade para veículos de até 45 toneladas.
Conforme o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, a ponte representa um avanço para toda a região. “Esta estrada interliga os Vales do Taquari e Caí. É um desafio para os dois Municípios, neste momento, fazer uma obra deste porte, mas esta ponte é muito necessária e, por isso, não podíamos deixar de fazê-la”, declarou .
Já Jonatan Brönstrup, prefeito de Teutônia, colocou que, por muitos anos, a nova ponte era apenas uma promessa, mas que, agora, sairá do papel e se tornará realidade. “A atual ponte ainda representa o modelo arcaico, enquanto as propriedades estão trabalhando com robôs, com eficiência em produção e com diversos implementos para aumentar a qualidade de seu produto. Então, cabe a nós aumentar a qualidade da infraestrutura”, ressaltou.
A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, destacou que o ato desta segunda-feira representa um exemplo de bom andamento do licenciamento ambiental. “Este projeto nada mais é do que controlar os impactos e, principalmente, ajudar na vida das pessoas. A gente sabe o quanto esta ponte é importante e ficamos felizes em saber que conseguimos atender os prazos, contribuindo com o desenvolvimento desta região”, frisou.