As aves silvestres resgatadas em ação conjunta Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) de Lajeado e Rede de Proteção Ambiental e Animais (Repraas) foram novamente integradas à natureza na tarde desta segunda-feira, dia 15.
Mais de 200 aves foram resgatadas. Conforme o Delegado da Draco, Dinarte Marshall Júnior, esta foi uma das maiores apreensões de aves na região. A casa, onde foram encontrados os animais e as gaiolas, está localizada na avenida 28 de Maio, no Centro do município. Além dos animais, foram encontrados celulares e anotações que indicam o comércio das espécies.
O proprietário da residência foi encontrado em seu local de trabalho e encaminhado a Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) para prestar depoimento. O suspeito assinou um termo circunstanciado por crime ambiental. Ele pode responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As aves foram encaminhadas a Porto Alegre para serem novamente integradas ao meio ambiente, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul.