Reunião nessa quarta-feira, 10, entre governo municipal, representantes da Associação Comercial (Acisam), CDL, Sindicato dos Trabalhadores (STR), igrejas e entidades esportivas havia encaminhado a flexibilização de atividades turísticas e esportivas no município. No entanto, a administração recuou e adiou as mudanças após a confirmação de novo contágios de covid-19.
A flexibilização seria publicada em decreto na tarde de ontem, e entraria em vigor na próxima segunda-feira, o que não ocorreu.
Conforme o prefeito Klaus Werner Schnack, houve uma busca ativa nas empresas e isso fez os números de casos confirmados saltarem para 130, sendo que muitas pessoas continuam com o sintoma da doença. “Por prudência, tivemos cautela e evitamos a flexibilização que estava sendo construída durante a semana”, disse.
Schnack também menciona a alteração nas regras no modelo de distanciamento controlado, o que pode levar o Vale do Taquari outra vez para a bandeira vermelha. “O governo pode ter uma nova interpretação e isso nos causa certa aflição”, finaliza.
Retorno dos campeonatos
A retomada dos torneios futebolísticos chegou a ser afirmada pelo presidente da Liga Arroiomeense de Futebol Amador (LAFA), José Elton Lorscheiter, o Pantera, em entrevista ao programa A Hora Esporte da última quinta-feira, dia 11.
Pantera, que é vereador no município, foi um dos convidados da reunião feita pelo prefeito Klaus com demais entidades, que determinou as possíveis mudanças no decreto municipal, flexibilizando algumas atividades voltadas ao turismo, bares e esportes. “Os números em Arroio do Meio estão controlados. Isso possibilita um retorno das atividades”, afirmou à rádio.
Com isso, uma das competições que poderia retornar, conforme Pantera, é o campeonato municipal – Taça César Borscheid, que foi suspensa em março.