Ao longo do feriado dessa quinta-feira, 9, moradores relataram aglomerações em espaços públicos da cidade. No Parque Professor Theobaldo Dick, há relatos de uma reunião na pista de skate, onde estaria ocorrendo uma festa de aniversário com direito a churrasco. Diversos grupos de pessoas se reuniram no parque, muitos sem máscara.
No Porto dos Bruder, grupos se reuniram para beber cerveja. Situações de desrespeito ao distanciamento social também foram presenciadas em bairros, como no Jardim do Cedro, onde canchas de bocha reúnem grupos de pessoas.
Festa nos Dick
Moradora do Centro, Silvia Feldens passou pelo Parque dos Dick duas vezes na tarde dessa quinta-feira, 9, às 16h30 e 17h20. Nas duas ocasiões, presenciou aglomerações nas áreas de lazer.
“O parquinho das crianças estava lotado. Tinha uma festa a pista de skate, com churrasqueira, cervejinha e cantaram até parabéns com um bolo e vela. Dava para contar quem estava de máscara. A maioria das pessoas estava sem”, relata.
A moradora encaminhou denúncia ao governo municipal por meio do whatsapp, mas não obteve retorno. Silvia tem um parente internado com quadro grave de covid-19 na UTI do Hospital Estrela. “Não tem como não se comover com uma situação dessa”, avalia.
Mais de três mil denúncias
A administração municipal tem canais para reclamações 24h. De acordo com o ouvidor do município, Günther Meyer, desde o início da pandemia, foram 3.226 denúncias. Ele estima que cerca de 90% tem relação com as medidas de distanciamento social.
Meyer destaca ainda que o município conta com duas equipes de fiscalização que não atuam 24h por dia e que fazem abordagens previamente agendadas.
“Entendemos que as pessoas se sentem frustradas e irritadas quando cumprem com todos os requisitos dos decretos e outros não cumprem. Mas nem todas as denúncias são de responsabilidade da Prefeitura e outras não podem ser atendidas na hora”, afirma.