Projeto troca alimentos não perecíveis por sacolas de pano

Solidariedade e meio ambiente

Projeto troca alimentos não perecíveis por sacolas de pano

Iniciativa existe desde 2007 e foi relançada neste ano. Ao todo, ocorreu a troca de 139 sacolas e foram doados 153 quilos de alimentos para a Assistência Social

Projeto troca alimentos não perecíveis por sacolas de pano
Lajeado

Relançado neste ano, o projeto Sacola de Pano, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) resultou na troca de 139 sacolas em estabelecimentos comerciais durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, ocorrida entre os dias 1º e 5 desse mês.

O projeto, que existe desde 2007, tem o objetivo da ação é conscientizar a comunidade da importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas e, consequentemente, diminuir os riscos da poluição ambiental. Para chamar a atenção, a sacola foi relançada com um novo design, tornando-a mais atrativa e bonita.

Nas ações, servidores da Sema ofereceram novas sacolas de pano na troca de um quilo de alimento não perecível. Conforme a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, a campanha foi intensificada na Semana do Meio Ambiente, mas ela segue ocorrendo.

“É muito importante reduzir a utilização deste plástico, que não é reciclável. A campanha continua nos pontos de troca. Quem desperta para essa questão com certeza vai despertar também para outras problemáticas ambientais. Uma ação que todos podem fazer e que, no coletivo, ajuda muito o meio ambiente. Pequenas ações, mas coletivas, tem um grande impacto”, explica.

Doação de alimentos

Na última terça-feira, 9, a Secretaria do Meio Ambiente fez a entrega de 153,3 quilos de alimentos arrecadados no projeto Sacola de Pano. Eles foram destinados à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social e serão distribuídos a famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.

“Tivemos uma boa participação e isso aponta que a população está se preocupando com as questões ambientais. O uso da sacola de pano é uma atitude que nos leva a pensar também sobre outras ações que podemos fazer no dia a dia para redução do uso de plásticos não-recicláveis”, explica Edith.


Onde retirar as sacolas

• Secretaria do Meio Ambiente (rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano)

• Jardim Botânico de Lajeado (rua Carlos Spohr Filho, 3655, bairro Moinhos D’Água)

Horários: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min (segunda a quinta-feira); das 8h às 14h (sexta-feira)

Acompanhe
nossas
redes sociais