Lojas Prata inova e cria rede de revendedores

Inovações

Lojas Prata inova e cria rede de revendedores

O diretor da rede varejista acredita que instalar e-commerce é mais fácil do que uma loja física

Lojas Prata inova e cria rede de revendedores
Rômulo Xavier Vier, participou do programa A Hora Bom Dia desta quinta-feira. Créditos: Laura Mallmann
Vale do Taquari

O diretor da Rede Lojas Prata, Rômulo Xavier Vier, participou do programa A Hora Bom Dia desta quinta-feira, dia 11, para apresentar as inovações e reinvenções da rede varejista no período de pandemia. O lançamento de um e-commerce e a criação de uma rede de revendedores no estado foram alternativas estabelecidas pela rede de lojas com 75 anos atuação.

Conforme Vier, o empreendedor em geral precisa desmistificar a venda online. “É mais simples abrir um e-commerce que uma nova loja física. Basta ter a resiliência, pois se lida com coisas novas e se dedicar para a plataforma”, explica. A Prata possui plataforma de vendas pela internet desde 2009, e ao longo dos anos o trabalho foi aperfeiçoado. “Antes os estoques não eram integrados e agora adaptamos as funcionalidades de entregas”, explica.

O diretor da rede de lojas esclarece o funcionamento do e-commerce. “Se o cliente de uma cidade como São Sepé, que fica a uma distância de 30km de Santa Maria, onde temos loja, efetiva uma compra. Se há o estoque disponível naquela unidade, o cliente recebe o produto em até quatro horas.”

“O e-commerce com carinho acaba sendo a maior vitrine para as lojas físicas”, afirma. Ele cita o exemplo de grandes marcas varejistas que fecharam mais de mil lojas para investir no bom funcionamento dos sites de venda.

Trabalho no feriado

Vier agradece a parceria com sindicatos de diversas cidades. “Vamos poder atender hoje em uma data tão importante que é a véspera do Dia dos Namorados. As entidades entenderam a nossa necessidade”, reforça.

Inovações

A primeira medida adotada pela rede para auxiliar a comunidade no período de pandemia foi abrir as portas das lojas para pequenos empreendedores, revela Vier. “Disponibilizamos nosso espaço físico para pequenos empreendedores do ramo de doces para que expusessem os produtos por um dia em nosso ambiente”, explica

Outra medida, foi a criação de uma rede de microempreendedores consultores individuais. “Pode ser um recurso para complementar a renda ou até um emprego novo. O consultor cria um cadastro com a loja, e passa a ser um representante da loja”, esclarece.

Até o momento, a Lojas Prata conta com cerca de 300 microempreendedores consultores individuais em todo estado. “É uma medida que está dando certo.”

História

A inovação sempre fez parte da empresa, garante Vier. A Prata nasceu em 1945 por iniciativa do meu avô de Rômulo, Francisco Xavier Vier. Gilberto Vier, deu sequência ao empreendimento. E Rômulo, desde 2004, assumiu a administração da empresa.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais