“Este ano vamos montar um tapete solidário, por meio da doação de alimentos. A doação poderá ser feita durante as missas”. Este é o aviso publicado na entrada da Paróquia Santo Inácio de Loyola em Lajeado, que fera uma ação diferente na celebração do Corpus Christi.
Conhecida pelos grandes eventos na data e o envolvimento de fiéis na confecção de tapetes, a paróquia fará uma programação diferenciada. A missa e adoração ao santíssimo iniciam hoje às 8h30min e segue até as 11h. Será permitida apenas a entrada de 150 pessoas e o uso de máscaras é obrigatório.
Para o pároco Valdir Biasibetti, o momento de pandemia servirá também para ajudar as pessoas mais necessitadas. Pensando nisto a paróquia decidiu elaborar um tapete solidário com alimentos não perecíveis. “A data também serve para alimentar este espírito de fraternidade e solidariedade, que é muito importante nestes tempos de pandemia”, frisa.
Carreatas em Estrela
Na Paróquia Santo Antônio de Estrela a tradicional confecção de tapetes dará lugar a uma carreata que passará pelas ruas centrais da cidade e por 18 comunidades que integram a paróquia. “O santíssimo será exposto na porta da igreja e os fiéis podem fazer sua adoração de dentro dos carros”, explica o pároco Neimar Schuster.
Uma campanha para a arrecadação de alimentos também será realizada. O objetivo é de ajudar as famílias carentes do município. A missa solene ocorre hoje às 19h30min. Será permitida a entrada de 50 pessoas e toda a programação será transmitida no Facebook e You Tube.
Celebração online
Diferente dos anos anteriores, quando as celebrações reuniam cerca de 800 fiéis, este ano a passagem do Corpus Christi será online. Desde março, todas as celebrações da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio são transmitidas por uma página no Facebook.
Conforme o vigário paroquial Décio Weber, uma reunião entre lideres da comunidade definiu que as programações religiosas presenciais continuam suspensas. “A maioria dos fiéis se encontram na idade de risco. Por isso continuamos com o formato online, que está atingindo até pessoas fora do estado”, destaca.
O vigário também fala da importância da data para a comunidade cristã. “É momento de celebrar a eucaristia e manter uma tradição que surgiu no século XIII e foi adaptada durante os anos como a confecção dos tapetes”, diz.