Dia dos Namorados e a abertura do comércio no feriado de Corpus Christi, dia 11, anima os lojistas da região. Diferente do Dia das Mães, esta será a primeira data de relevância para o setor após a reabertura do comércio.
Uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS na segunda-feira, em que foram entrevistados 385 pessoas de cinco cidades do Estado, aponta que, mesmo economizando ou evitando sair de casa, 62,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes na data.
Destes, porém, mais da metade afirmou gastar menos do que em 2019 porque a renda está reduzida por conta da Covid-19. Para os lojistas, a data poderá aumentar o ritmo das vendas, ainda tímido desde o início das restrições.
Conforme a pesquisa, presentes do vestuário, perfumes e cosméticos, calçados e chocolates estão entre os mais procurados pelos casais. Outro dado importante é que 29,4% das vendas devem ocorrer em lojas do centro das cidades seguida de Shopping Centers e Internet.
Destravar as vendas
Na principal rua do centro de Lajeado, a Júlio de Castilhos, a gerente Liege Suzane Faleiro apostou na decoração para atrair os clientes. Corações e palavras de carinho ganharam as vitrines da loja.
Para ela, a perspectiva de venda é como nos anos anteriores e datas passadas. “Apesar da pandemia, estamos muito confiantes para a retomada das vendas. Vender nesta época é muito especial”, destaca.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), a expectativa de vendas para o dia dos namorados é boa. “Queremos igualar as vendas do ano passado. Diferente do Dia das Mães, é uma das primeiras datas que poderemos trabalhar com as portas abertas”, diz.
O que anima o setor comercial também são as recentes pesquisas divulgadas pela Fecomércio que mostram que 62,3 % das pessoas irão comprar presentes para o dia dos namorados. No topo da lista dos presentes está roupas e calçados.
Outro fator que deve alavancar as vendas é a abertura das lojas no feriado de Corpus Christi. Com isso Mallmann acredita que as pessoas terão mais tempo para comprar. “É um dia a mais, ótimo para amenizar os prejuízos, depois de um recesso nas vendas”, destaca.
Compras locais
Mallmann também faz o pedido para que a população valorize o comércio local visto que muitos lojistas calculam uma queda de mais de 50% nas vendas. Por isso, reforça a importância da campanha Compre Local promovida pela CDL e entidades conveniadas.
“A pandemia e o momento pede para que a população valorize os estabelecimentos locais para fazer as compras. Isso tem importância também para a região”, finaliza Mallmann.
Pesquisa da Fecomércio:
• 62,3% das pessoas devem ir às compras no Dia dos Namorados
• O gasto médio, por pessoa deve ser de R$ 153,39
• Homens devem apresentar o gasto médio de R$ 184,01
• Consumidores de classe baixa, média e alta pretendem gastar R$ 130,83, R$ 155,67 e R$ 225,76
• O preço médio dos presentes custará R$ 137,43
• 83,5 % das compras são realizadas com no máximo uma semana de antecedência
• Quanto às formas de pagamento, 71,9% pretende realizar compras à vista.