Cuidado com os robôs (e os covardes)!
Horário SEM cache 07:14:50
Horário COM cache 07:14:50

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cuidado com os robôs (e os covardes)!

Vale do Taquari

O pleito municipal mexe com os corações e bolsos de centenas ou milhares de pessoas em todo o Vale do Taquari. E não será diferente nas eleições deste ano. E para minar o adversário, um dos movimentos que já brota de forma risível nas redes sociais é a proliferação dos chamados “robôs”. Em suma, são perfis falsos que apoiam o candidato A ou B e, muitas vezes, também servem para depreciar o opositor. É uma tática que foi utilizada com precisão milimétrica em 2018.

Aqui nos nossos pagos, e mais precisamente no fim de semana passado, foi possível identificar alguns “eleitores virtuais” em matérias – ou artigos – publicadas no Facebook oficial do Grupo A Hora. Dessa vez, os robôs trabalharam para “minar” o atual governo lajeadense. Especialmente o secretário de Saúde, Cláudio Klein. É uma tática suja e covarde. É uma tática, acima de tudo, eficiente. E é uma tática que precisa ser devidamente combatida. Afinal, e muito provavelmente, ela será utilizada por todos os lados e ideologias.

Mas enquanto os órgãos de segurança não agem para frear o avanço dessas militâncias virtuais no Vale do Taquari, o eleitor pode ficar atento a alguns sinais. Não é difícil identificar um perfil falso. São pequenos detalhes que mostram a diferença entre um eleitor real e um robô, como a ausência de amigos em comum em uma mesma cidade – mesmo com centenas de contatos –, ou mesmo o baixo número de amigos, de fotos pessoais, postagens ou curtidas. E é importante denunciar. Sempre é importante denunciar.

É muito importante denunciar por que todos podem ser vítimas da ausência de responsabilidade civil de um miliciano virtual. Todos estão à mercê do anonimato garantido aos criminosos de plantão nas redes sociais. Estamos sujeitos às calúnias e difamações desses robôs muito bem articulados, e com pouca possibilidade de defesa. Aliás, nem todos são robôs articulados ou milicianos virtuais. Boa parte desses perfis falsos verificados em Lajeado pertence a covardes pueris, que vivem escondidos atrás da tela do computador.


Porto Alegre, RS 10/08/2018
Novos parklets serão instalados na rua dos Andradas
Loca: Rua dos Andradas
Fotos: Cesar Lopes/ PMPA

Teremos parklets… em Colinas!

O vereador e presidente da Câmara de Colinas, Rodrigo Horn (MDB), apresenta um anteprojeto de lei para instalação de parklets junto às vias públicas da cidade. a estrutura funciona como uma extensão da calçada e pode ser utilizada para lazer, eventos públicos e também para aumentar a renda dos comerciantes, com modernos espaços para vitrines ou comércio de produtos diversos. É uma baita ideia já difundida nos países mais desenvolvidos.

A matéria será apreciada pelo Executivo e não deve enfrentar resistência. Afinal, todos ganham, e o modelo vai ao encontro da tão sonhada sustentabilidade, com a retomada das ruas pelas pessoas.
Em Lajeado, a mesma ideia foi reprovada em maio de 2019 pelos vereadores Carlos Ranzi (MDB), Paulo Tori (MDB), Neca Dalmoro (MDB), Sérgio Kniphoff (PT), Ederson Spohr (MDB), Sérgio Rambo (PT), Marcos Schefer (MDB) e Waldir Blau (MDB).


Sindicância atrasada

O governo de Lajeado abriu uma sindicância interna para averiguar o contrato firmado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) com uma agência de comunicação, em novembro de 2019. A empresa pertence a um ex-estagiário da prefeitura, filiado ao PSDB, e que havia recém encerrado o período legal de estágio naquela mesma secretaria – que é comandada pelo presidente do PSDB na cidade, o secretário municipal Carlos Reckziegel.

A sindicância só foi aberta após o Ministério Público (MP) iniciar um procedimento para averiguar eventuais irregularidades neste contrato. Aliás, as datas desses eventos são curiosas. No dia 15 de maio, o MP pediu informações sobre eventual abertura de investigação administrativa. Não havia nada até aquele momento. Mais de duas semanas se passaram e, no dia dois de junho, o Jurídico da prefeitura enfim solicitou a instauração do processo.


Corredor industrial

Segue em pauta um projeto de origem Legislativa em Encantado, e que dispõe “Sobre a obrigatoriedade de registro em áudio e vídeo dos processos licitatórios e transmissão ao vivo, via internet, dos Processos Licitatórios” realizados pelo Executivo municipal. Em Lajeado, o Executivo já implantou tal medida em 2019.


Mais transparência

Em Estrela, o Executivo encaminha projetos de lei para alterar o Mapa de Zoneamento da cidade. Uma das propostas prevê a ampliação do Corredor de Comércio Industrial (CCI), “a fim de promover a urbanização da área localizada na Rua João Fell por meio de parcelamento do solo”. Outra prevê nova urbanização às margens da BR-386.

Acompanhe
nossas
redes sociais