Os resultados da pesquisa “Testa Lajeado”, nome popular para a Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População, são divulgados em coletiva que ocorre neste momento. Os dados são apresentados pelos médicos Rafael Picon e Ioná Carreno, professores da Univates.
A população-alvo da pesquisa é os 64 mil habitantes adultos de Lajeado. Foram coletadas 1.500 amostras, desses 1.450 foram calculados, 97% da meta inicial. Nos domicílios abordados na primeira etapa, apenas 15% não passaram pela coleta. Os dados, portanto, são preliminares, visto que o estudo terá outras coletas.
A pesquisa terá três etapas, com intervalos de 14 dias entre cada uma. Cientistas afirmam que o tempo é adequado para detectar a expansão do vírus, cujo ciclo médio entre contaminação e cura é de duas semanas.
Presídios, quartéis e asilos não foram incluídos na pesquisa. Já que o estudo dá conta apenas da população “não-institucionalizada” do município.
O reitor da Univates, Ney Lazzari, abriu a coletiva de imprensa que apresentou os dados da pesquisa Testa Lajeado. Para o reitor, a amostragem realizada no município, em comparação com o tamanho da população, dão uma confiança muito grande em relação ao diagnóstico. Posteriormente, a diretora de inovação e sustentabilidade da Universidade, Simone Stülp, que também é coordenadora Administrativa do Projeto Testa Lajeado, chamou os professores responsáveis pela coordenação científica da pesquisa.
A coletiva ainda está em andamento. Aguarde mais informações.