Agentes penitenciários realizaram a triagem de presos da galeria A do Presídio Estadual de Lajeado. A ação ocorreu às 9h30, desta terça-feira, dia 9. Depois, as celas foram inspecionadas e materiais ilícitos foram retirados da galeria, onde cumprem pena 160 presos.
O Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES) direcionou e conteve os apenados no pátio da casa prisional. Enquanto, agentes do Grupo de Intervenção Regional (GIR) atuaram na neutralização das celas de isolamentos e nas triagens de presos.
Segundo a Susepe, a medida teve o objetivo de manter a ordem e a disciplina no Presídio Estadual de Lajeado. A delegada penitenciária da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Samantha Longo comandou a ação. O superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, acompanhou a triagem.
O titular da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli, disse que esse tipo de ação assegura a estabilidade do sistema e seguem a missão institucional.
“Nossa principal diretriz, a partir da criação da Seapen, é garantir a chamada Presença Plena do Estado, que vem a ser o equilíbrio entre a segurança e o tratamento penal”, explica o secretário.