RS e Google apresentam parceria para aulas remotas

pandemia e educação

RS e Google apresentam parceria para aulas remotas

Ferramentas do Google for Education não terão custo para o Estado, nem para estudantes e professores

Por

RS e Google apresentam parceria para aulas remotas
Estado

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, apresentou na tarde desta segunda-feira, dia 8, um acordo entre o Piratini e a Google para atender os estudantes da rede pública de maneira remota.

Durante a coletiva de imprensa do governador Eduardo Leite, o Secretário comunicou que as plataformas de ensino da empresa de tecnologia serão gratuitas pra os estudantes e professores gaúchos.

O diretor da Google for Education, Alexandre Campos, e os desenvolvedores da companhia Wellington Maciel e Marcele Aline, também participaram da transmissão ao vivo pelo Facebook.

Segundo Campos, a plataforma “Google Classroom” – que será utilizada pela rede estadual – foi desenvolvida a partir da escuta de  dificuldades que os professores tiveram no passado.

“Os professores são os protagonistas dessa transformação do ensino”, declarou o diretor.

A multinacional do ramo da tecnologia criou uma conta Google personalizada para os professores e estudantes da rede de ensino do Rio Grande do Sul.

O Piratini preparou ainda um site para que se consiga ter acesso às Aulas Remotas. Em um primeiro momento, educadores e alunos devem acessar suas contas por meio do site, onde professores e alunos tem todas as informações necessárias para o acesso a conta e como utilizar a plataforma.

Marcele Aline, da Google for Education (GetEdu), demonstrou como se realiza o primeiro acesso e, apresentou o site da Secretaria Estadual de Educação, que segundo a funcionária da empresa, conta com vários vídeos explicativos, inclusive como realizar o primeiro acesso.

Profissionais da Google farão nova “live” junto a Secretaria de Educação para demonstrar as ferramentas

Wellington Maciel destacou que, em um primeiro momento, não se trata de Educação à Distância, mas de “momentos remotos” para adaptação e aprendizado às ferramentas. Tanto para o Piratini, quanto para a empresa, a parceria serve como um experimento.

“Com certeza, será um caso de sucesso para a utilização das tecnologias para esse momento que estamos passando”, projetou Wellington.

A parceria entre a Google e o governo estadual faz parte do modelo de aulas remotas do Piratini. O primeiro período, entre os dia 1º e 13 de junho, é destinado a ambientação digital de professores e estudantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais