Municipalização da ERS-421 em Conventos está na reta final

Melhorias em Lajeado

Municipalização da ERS-421 em Conventos está na reta final

O coordenador de Projetos Especiais de Lajeado, Isidoro Fornari, também revelou avanços do projeto do trevo da ERS-130, próximo a empresa BRF

Municipalização da ERS-421 em Conventos está na reta final
Fornari apresentou projetos para o trevo da ERS-130, alargamento da avenida Benjamin Constant. Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

O coordenador de Projetos Especiais da administração municipal de Lajeado, Isidoro Fornari Neto, participou do programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, desta segunda-feira, dia 8. Fornari esclareceu os projetos de municipalização da avenida Pedro Teobaldo Breidenbach, de Conventos, as mudanças no trevo da empresa BRF, as novas paradas de ônibus e ainda o novo parque da orla do rio Taquari.

Fornari explica que o processo já está em fase final. Conforme ele, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) já sinalizou com parecer positivo, e o processo seguiu para a Secretaria de Logística e Transportes do estado, que também autorizou. “Agora, esperamos o retorno da Casa Civil para formalizar o projeto de lei e encaminhar para votação da Assembleia Legislativa”, esclarece.

“O maior ganho para os moradores, é que a administração poderá ter autonomia em realizar investimentos, para liberar loteamentos e construções. No decreto do Daer atualmente, é da distância de 40 metros e com os demais trâmites, são cerca de 70 metros”, afirma. Caso haja a municipalização, a administração municipal estabelece a distância da rodovia para melhorar o fluxo.

Avenida Benjamin Constant

Outra via que tem ligação com o bairro Conventos é a avenida Benjamin Constant. “O que temos até agora é a extensão da via até Santa Clara do Sul. O último trecho tem 1,5 km, com início no aterro sanitário e seguindo até a Rua Guilherme Armange. Sem previsão de asfaltamento”, explica.

“Estudamos a ampliação da ponte sobre a ERS-130 para não ocorrer engarrafamento pela diminuição da via. Medimos no domingo de manhã”, relata. O projeto contempla o alargamento de 8,3 metros de pista. “Não será duplicação completa, mas será um alargamento significativo para quem trafega no local.”

Trevo da BRF

Sobre obras no trevo da ERS-130 com a rua Carlos Spohr Filho, Fornari relata que o trecho é administrado pela EGR. “Já apresentamos um projeto para que a estatal entendesse o real problema do local”, afirma. O coordenador também reforça que autoridades do município e representantes da empresa BRF, já se reuniram e apresentaram para o governo do estado, a proposta de construção de duas vias laterais e uma trincheira para separar o tráfego local com o da rodovia.

“O objetivo é chegar a um acordo para que a empresa execute a obra por meio da compensação de ICMS a pagar”, relata.

Paradas de ônibus

Lajeado terá duas “super paradas” na avenida Benjamin Constant e na rua João Abott. Elas serão equipadas com bancos, luzes, e há possibilidade de implementar sistema de climatização e acesso à internet. “É necessário melhorar as condições do transporte público”, afirma.

Conforme Fornari, em muitos lugares há apenas placas indicando que o local é um ponto de ônibus. “Para favorecer os usuários do transporte coletivo, todos os bairros do município serão contemplados por 134 estruturas de 6,4 metros quadrados. Assim, o usuário pode se proteger da chuva ou sol”, reforça.

Parque da Orla

Idealizado pelo Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico, o novo parque às margens do rio Taquari está com parte das obras do seu entorno pronta e outras em andamento. Fornari antecipa que há três situações para serem finalizadas. “Uma via falta apenas a ciclovia. O parque em si precisa ser concluído, e outra é a rua que liga até a ponte seca na BR-386”, explica.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais