Lajeado planeja estratégias de retorno das aulas

Planejamento das aulas

Lajeado planeja estratégias de retorno das aulas

Comitê de contingenciamento se reúne na quarta-feira com as escolas para projetar retomada

Lajeado planeja estratégias de retorno das aulas
Klein participou do programa Frente e Verso desta segunda-feira. Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

O secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, participou do programa Frente e Verso desta segunda-feira, dia 8, e atualizou o panorama sobre as novas medidas de distanciamento e os números da pandemia do município.

Na última semana, o município mantinha em 60 casos ativos. Conforme o secretário, no último relatório divulgado no sábado, há cerca de 20 casos ativos em Lajeado. “Se o número de semana passada apresentava controle, o novo número demonstra queda. Há mais gente se curando do que se contaminando”, afirma o secretário.

Segundo Klein, a queda na curva apresenta o desafio de estabelecer novas regras de distanciamento. Com a flexibilização do estado, que possibilita que os municípios com bandeira amarela ou laranja, atual situação do Vale do Taquari, definam os protocolos de contingenciamento, a administração planeja o retorno das aulas. Conforme Klein, o comitê de contingenciamento se reúne na quarta-feira com representantes das escolas públicas e privadas, de vários níveis, para discutir estratégias de como retomar as atividades.

O novo decreto , divulgado pelo governador, permite que cada município planeje o enfrentamento a covid-19, com as regras próprias e as justificativas para as mudanças. “A previsão de análise do projeto é após o dia 15”, afirma.

Central de Atendimento 24h da Covid-19

A Central de Atendimento 24h da Covid-19 funciona em parceria com a Univates e recebe ligações para acompanhar e verificar os casos suspeitos de contaminação por coronavírus em Lajeado. Conforme o secretário, a administração municipal estuda encerrar as atividades por conta da baixa demanda de atendimentos. “No início, eram cerca de 80 ligações diárias, agora são de 7 a 10 ligações. Estes atendimentos podem ser acompanhados pela própria secretária”, explica.

Reabertura do posto do Universitário

A Unidade Básica do bairro Universitário foi fechada, assim como outras unidades já abertas, para adequar o atendimento nas demais unidades e sanar as demandas. “Ainda não temos uma data para reabrir aquela unidade, pelo número de profissionais faltantes”, explica.

Cirurgias eletivas

Questionado referente a atrasos em cirurgias, Klein afirma ser um processo gradativo. As demais cidades também estão com a mesma organização. “Já temos um plano de mutirão de cirurgia”, reforça.

O secretário afirma não reconhecer o número de 12 mil cirurgias em atraso, número apresentado na Câmara de Vereadores de Lajeado. “O que temos é de 2,5 mil consultas para encaminhar cirurgias. Estas podem ou não se efetivar em procedimentos até o fim do ano. As cirurgias já marcadas também terão andamento”, esclarece.

O foco, segundo Klein, no ano passado foi zerar a fila de cirurgias do tipo 1, de mais urgência. “Agora queremos atingir os demais níveis, considerados 2 e 3, que são de mais longo prazo”, explica.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais