Centro de Cuidados Respiratórios de Bom Retiro completa dois meses

Atendimento Hospitalar

Centro de Cuidados Respiratórios de Bom Retiro completa dois meses

A estrutura atendeu cerca de 600 pacientes em abril e maio

Centro de Cuidados Respiratórios de Bom Retiro completa dois meses
Vale do Taquari

Uma das principais ações adotadas pela Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, através da Secretaria de Saúde, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus) foi a implantação de um Centro Municipal de Cuidados Respiratórios. A estrutura foi montada ao lado do Posto de Saúde do Bairro São Francisco.

Com a atuação de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas socorristas e de serviços gerais, dedicados ao enfrentamento do vírus, mais de 600 pessoas com síndromes gripais passaram por avaliação no Centro entre os meses de abril e maio. Adicionando os atendimentos realizados no Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA), já são cercas de 750 pessoas atendidas.

O complexo e seus profissionais oferecem atendimento às pessoas que apresentam algum sintoma gripal, como febre, dor de garganta, tosse ou falta de ar. Na entrada do Centro, um profissional faz a verificação da oximetria e da temperatura da pessoa. Caso o paciente não possua sintomas compatíveis com o Covid-19, ele recebe orientação e é liberado.

Porém, caso a pessoa apresente sintomas compatíveis com o Covid-19, ela passa por avaliação médica. Conforme o resultado da avaliação, a pessoa é encaminhada ou para sua casa ou para o hospital. Em todas as situações, o paciente será monitorado pela Secretaria de Saúde. Todos os protocolos de atendimento seguem as determinações do Ministério da Saúde.

Conforme Paulo Marmitt, secretário de saúde, o Centro Municipal de Cuidados Respiratórios continuará prestando atendimentos a população enquanto perdurar a pandemia de Covid-19.

“Os atendimentos no Centro Municipal de Cuidados Respiratórios são oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Nos demais horários, feriados e finais de semana, os atendimentos para pessoas com síndromes gripais são realizados no Hospital de Caridade Sant’Ana, que dispõe de área exclusiva para estes atendimentos”, destacou Paulo Marmitt.

Ao buscar atendimento em qualquer um dos locais, é necessários que o cidadão tenha sempre em mãos o Cartão SUS e um documento com foto.

Casos Covid-19 no município:

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Bom Retiro do Sul foi registrado no dia 06 de abril. Desde então, o município já contabiliza 70 casos. Destes, 45 já estão recuperados e 1 óbito foi registrado no HCSA.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 72% dos casos confirmados até o dia 3 de junho são de trabalhadores que atuam em empresas da região e que possivelmente e involuntariamente, transmitiram o vírus, gerando os demais casos que resultaram positivos no município.

Acompanhe
nossas
redes sociais