Comitê comemora parque: “agora queremos uma nova ponte”
Horário SEM cache 10:42:41
Horário COM cache 10:42:41

Parque na Orla

Comitê comemora parque: “agora queremos uma nova ponte”

Outras conquistas, como o parque da orla do rio Taquari contempla quadras de esportes, estacionamento para reboque de embarcações, a criação de um lago, além de pistas de caminhada

Comitê comemora parque: “agora queremos uma nova ponte”
Presidente do comitê, André Jaeger, participou do programa Frente e Verso desta quinta-feira. Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

O novo parque às margens do rio Taquari, em Lajeado, começa a ganhar forma. Este era um dos anseios do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico, do município. O presidente do comitê, André Jaeger, participou do programa Frente e Verso, na manhã desta quinta-feira, dia 4, para esclarecer o andamento das obras e as demais demandas do planos de revitalização.

Conforme Jaeger, o parque era uma das primeiras ideias do comitê formado em 2012. “Com esta obra, estaremos novamente de frente para o rio, não mais de costas como estamos já há algum tempo”, avalia.

Segundo ele, os moradores do município gostam de parques. Um dos exemplos é o Parque Professor Theobaldo Dick. “Era uma área degradada, alagadiço, que também deu-se um jeito e construiu-se o parque”, reforça.

O novo parque na orla do Taquari surgiu com a mesma ideia de revitalizar um espaço que não poderia ser edificado, explica o diretor. “Além de termos ganhos com um novo espaço em Lajeado, o trânsito também terá influência e será desafogado na rua Bento Rosa. Teremos acesso direto a BR-386”, analisa.

A ideia, segundo Jaeger, é construir quadras de esportes no parque, estacionamentos para reboque de embarcações, a criação de um lago, além de pistas de caminhada. “Ainda temos a ideia de uma ciclovia que interliga os parques do Engenho, dos Dicks e do parque da Orla”, revela.

Nova ponte

O comitê planeja uma nova ponte sobre o Rio Taquari, para ligar Lajeado e Estrela, na altura da empresa Vinagres Prinz, onde a distância entre as margens é menor. Conforme Jaeger, a cidade não pode depender somente da BR-386, e seria uma conquista para a retomada do Centro Histórico do município. “A ponte ligaria até o porto, em uma rua lateral. Já temos uma relação de vínculos de trabalho entre as duas cidades. A ponte facilitaria.”

Impasse com o nome

O Parque da Orla do rio Taquari ainda não tem nome definido. Antes mesmo de ter o projeto concluído, já havia disputa pelo nome. O impasse já foi pauta na Câmara de Vereadores. Ildo Salvi (Rede) propôs chamar de Parque Antônio Fialho de Vargas. Já Sérgio Kniphoff (PT), apresentou um projeto e que sugere que o local seja batizado de Parque Dr. Ney Santos Arruda.

Conforme o presidente do comitê, o parque da orla ou parque náutico, já é uma realidade. “Mas o comitê já registrou em ata como Parque Antônio Fialho de Vargas, mas veremos como isso vai se definir”, explica.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais