Prédio da Polar ganhará dois grandes paineis artísticos

CULTURA

Prédio da Polar ganhará dois grandes paineis artísticos

Cada imagem tem 364 metros quadrados. Artista plástico retratará a cidade atual e do passado. Trabalho começou nesta semana

Prédio da Polar ganhará dois grandes paineis artísticos
Estrela

As paredes dos prédios da antiga fábrica da Polar vão retratar a Estrela de hoje e a Estrela das lembranças. As obras serão pintadas em dois painéis de 364 metros quadrados cada pelo artista plástico Sérgio Werle.

A atual mostrará, entre outros, a própria escadaria do Rio Taquari, a Praça Menna Barreto, Parque Princesa do Vale, igrejas, distritos e as etnias que formam a comunidade. Outro painel, dedicado às memórias, trará ilustrações como, por exemplo, do antigo porto, o zigue-zague e prédios, como forma de valorizar e resgatar a história.

O artista já trabalha no local, fazendo o esboço das obras sobre um fundo branco, que foi pintado na fachada que fica de frente para a escadaria e o rio. A previsão é de que os trabalhos sigam até outubro.

Cidade “abraça” a Polar

Em 2015, o município devolveu à comunidade o local por onde começou seu desenvolvimento, no século XIX.

Com a conclusão da terceira etapa da revitalização da escadaria de acesso ao Rio Taquari, a cidade vai abraçar de forma simbólica o local, que se tornou nos últimos anos um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

“Com o término da terceira etapa de revitalização da escadaria, para a qual houve investimento com recurso federal, pensamos num cenário que abraçasse o local. Assim, teremos de um lado da Rua Arnaldo José Diel a escadaria e o Rio Taquari e, de outro, nossa história e nossa cidade atual”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Carine Schwingel, idealizadora do projeto.

Conforme Carine, este trabalho vai contribuir ainda mais para consolidar o local como ponto turístico, ao mesmo tempo em que homenageia Estrela e sua história.

Acompanhe
nossas
redes sociais