Trechos das ruas Willy Brönstrup, Pedro Zang e Afonso Carlos Augustin recebem pavimento com bloco intertravados de concreto (paviesse). As obras são do Projeto de Pavimentação Comunitária, que consiste na pavimentação de vias urbanas através da iniciativa e participação direta dos moradores.
Segundo a Prefeitura, o sistema agiliza o atendimento das demandas de pavimentação, além de propiciar que diversas outras ruas possam ser beneficiadas.
“Com este modelo comunitário, estamos envolvendo a comunidade na organização, planejamento, execução e controle dos serviços de pavimentação. O aprimoramento do nosso sistema viário se torna possível com a união de esforços”, observa o prefeito, Jonatan Brönstrup.
A segunda etapa de pavimentação comunitária da Rua Willy Brönstrup, no Bairro Alesgut, contempla 447 metros de extensão por 10 metros de largura, totalizando 4.470 metros quadrados de pavimento. Este trecho corresponde três quadras entre as ruas Esmilo Schneider e Leopoldo Klepker. A primeira etapa contemplou o trecho entre as ruas Leopoldo Klepker e Arnoldo Buhl, sendo 123 metros de extensão por 10 metros de largura, totalizando 1.230 metros quadrados de pavimento, também em paviesse.
Já no Bairro Canabarro, a Rua Afonso Carlos Augustin está sendo pavimentada num trecho de 215 metros de extensão por 10 metros de largura, totalizando 2.150 metros quadrados. A pavimentação compreende o trecho de duas quadras entre as ruas Erni Huckriede e Suely Carmen Horst Dickel.
Também no Bairro Canabarro, a Rua Pedro Zang está sendo pavimentada num trecho de 82 metros de extensão por nove metros de largura, o que totaliza 738 metros quadrados de pavimento. O pavimento compreende o trecho entre a Rua Ewaldo Schaeffer e o final da via (sentido sul-norte).
Com estas três vias, já são 10 ruas em que os moradores aderiram à pavimentação comunitária, todas com paviesse.
Vias já pavimentadas com participação popular:
– Rua Arthur Leonhardt, Bairro Centro Administrativo: 104 metros de extensão e largura de nove metros, totalizando 936 metros quadrados, entre a Avenida 1 Sul e o fim da via (sentido sul-norte);
– Rua Rua Lori Bücker von Mühlen, Bairro Centro Administrativo: 103,3 metros de extensão e nove metros de largura, num total de 929,7 metros quadrados, entre a Avenida 1 Sul e o fim da rua (sentido sul-norte);
– Rua Gustavo Ahlert, Bairro Centro Administrativo: 103,70 metros de extensão e nove metros de largura, totalizando 933 metros quadrados, entre a Avenida 1 Sul e o fim da rua (sentido sul-norte);
– Rua Gustavo Henrique Schuck, Bairro Languiru: 105,2 metros de extensão por 10 metros de largura, num total de 1.052 metros quadrados, entre as ruas Ricardo Luersen e Getúlio Vargas;
– Rua Edwino Dickel, Bairro Alesgut: 65,5 metros de extensão por 10 metros de largura, totalizando 655 metros quadrados, entre as ruas Roberto Geib e Willy Brönstrup;
– Rua Rua Roberto Geib, Bairro Alesgut: 70,5 metros de extensão por nove metros de largura, totalizando 930,6 metros quadrados, entre as ruas Paulo de Castro e Werno Wiebusch;
– Rua Arnoldo Buhl, Bairro Alesgut: 91,3 metros de extensão por 11 metros de largura, totalizando 1.004,3 metros quadrados, entre as rua Major Bandeira e Roberto Geib.
Ainda está em fase de projeto a Rua Virgílio Gehrardt, no Bairro Centro Administrativo, entre a Avenida 1 Sul e final da rua. O Programa de Pavimentação da Comunidade tem a finalidade de constituir uma base legal para que o Município possa resolver a situação de diversas ruas em que moradores se articularam em parceria com o Poder Público para viabilizar investimentos em pavimentação e drenagem.
O novo modelo prevê, entre outros dispositivos, a execução em conjunto entre o Município e os proprietários, com o custo diluído entre as partes. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Obras, pelo telefone (51) 3762-7700.