O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack, e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Leonísia Kunzler, participaram do programa Frente e Verso, desta quarta-feira, dia 3. Os líderes apresentaram as medidas planejadas para auxiliar o comércio e demais serviços durante o período da pandemia pelo Fórum das Entidades criado no município.
Schnack antecipa que as movimentações de recursos no município preocupavam desde janeiro, tendo em vista a situação da estiagem que atingiu a região. “Desde lá já trabalhávamos com o sinal de alerta, e posteriormente se apresentou todo cenário que é conhecido”, explica.
“Seguindo com as restrições, todos setores foram atingidos como indústria, comércio, serviços e até o hospital que recebia por meio de cirurgias eletivas. Todos precisam se reorganizar”, explica.
Na reunião do Fórum das Entidades, a administração municipal uniu todos os segmentos para construir um plano de segurança para todos, antecipa o prefeito.
Segundo Leonísia, as principais datas como dia das mães, Páscoa e início do mês foram com o comércio fechado. “Não tínhamos como planejar algo, pois todos os dias mudava a situação”, relembra.
Projeto de apoio
Schnack explica que após o Fórum das Entidades estão sendo estudadas soluções financeiras com linhas de crédito junto ao CDL para socorrer o comércio. “A ideia é planejar ações de médio prazo para dar fôlego aos comerciantes e daí sim, se necessário auxiliar com recurso público”, avalia.
Na Câmara de Vereadores foi aprovado um anteprojeto que sugere um auxílio financeiro às empresas sediadas no município de Arroio do Meio, que não se enquadraram nos termos dos Decretos Federal, Estadual e Municipal como serviços essenciais. Sendo sugerido auxílio para pagamento de município no percentual de 30% do valor do aluguel pelo período de três meses.
Conforme o prefeito, o Executivo segue considerando a iniciativa, mas por enquanto a ideia é aplicar as linhas de crédito para poder auxiliar o maior número de empresas possíveis.