Sicredi lança campanha para fortalecer a economia regional

Vale do Taquari

Sicredi lança campanha para fortalecer a economia regional

Movimentos de conscientização se multiplicam para alertar comunidade sobre importância de consumir produtos e serviços locais

Sicredi lança campanha para fortalecer a economia regional
Protocolo regional permite funcionamento de comércio, serviços e administração pública. Crédito Arquivo A Hora
Vale do Taquari

A Sicredi Integração RS/MG lança a campanha “Eu coopero com a economia local”. O movimento reforça a importância do cooperativismo, das e pequenas e médias empresas na economia nacional e regional.

Conforme o diretor executivo da Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mário Berbigier, faz parte da instituição estar próxima das comunidades. “Esse é um dos princípios do cooperativismo”, reforça.

Na avaliação dele, o momento de dificuldade vivido devido à pandemia faz com que essa proximidade seja ainda mais incisiva. “Não imaginávamos uma crise econômica e social tão grande no nosso país e no mundo.”

Com impactos tão profundos, acredita que valorizar os produtos e serviços da região é um meio para mitigar perdas e fazer com que as dificuldades locais sejam menos profundas. “Temos de preservar a vida das pessoas. Isso é o principal. Depois, temos uma oportunidade para nos fortalecermos enquanto regional”, acredita.

A campanha da Sicredi tem diversas ramificações. Passa por iniciativas de comunicação, uso de um selo para empresas engajadas na causa, ferramentas online para empreendedores e um hotsite para servir de fonte de informação sobre marcas, produtos e serviços.

Um dos aplicativos disponíveis é o Sicredi Conecta. Permite anúncios e vendas de produtos e serviços de forma gratuita. Já são 460 anúncios cadastrados, entre os quais estão vendas de veículos novos e usados, imóveis, vestuário, cosméticos, alimentação, entre outros.

Força para superar dificuldades

A atuação de entidades regionais, de empreendedores e instituições financeiras serve como um impulso em meio ao momento de crise. Uma das características do Vale do Taquari é o espírito de comunidade, realça o diretor. “Temos uma oportunidade de fortalecer ainda mais essa característica. É um momento de propagarmos e desenvolvermos ainda mais esse comportamento coletivo e valorizarmos a economia regional.”

Diante do cenário de queda das receitas dos empresários, Berbigier relata que a instituição tem buscado formas de auxiliar os associados, seja para concessão de financiamentos ou mesmo renegociação de dívidas. “Estudamos caso a caso. Temos empresários que renegociaram dívidas para 60 dias, outros para até um ano. Buscamos entender suas condições e garantir o apoio que precisam neste momento.”

Detalhes

A Sicredi Integração RS/MG tem 19 agências em 14 municípios. A cooperativa administra cerca de R$ 1,8 bilhão em ativos e contabiliza um patrimônio líquido de quase R$ 218 milhões.

O resultado em 2019 superou R$ 35 milhões. Deste total, R$ 1,8 milhões já foi creditado aos associados em dezembro na forma de juros ao capital e cerca de R$ 637 mil estão reservados para o Fundo Filantrópico, que será distribuído no segundo semestre deste ano.

Estratégia para evitar um colapso

O economista e professor da Univates, Samuel de Conto, reforça a importância de movimentos locais sobre consumo consciente. De acordo com ele, fazer o dinheiro local circular entre empresas, serviços e instituições regionais é uma forma de garantir menos impactos da crise no Vale.

Além dessa garantia de manter o dinheiro na região, outro benefício desse comportamento é reduzir despesas com logística. Na avaliação dele, as pequenas e micro empresas são as que mais sofrem dificuldades devido à pandemia. Justo para este universo, é preciso desenvolver políticas públicas e incentivos para mitigar esses prejuízos.

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