O secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, participou do programa Frente e Verso desta segunda-feira, dia 1º, para atualizar as ações semanais contra o coronavírus no município e a além de apresentar as estratégias de retomada das unidades básicas de saúde do município.
Klein relaciona os números da região referente a contaminação em países como Itália e Espanha. “Há números de que 10% da população foi contaminada em alguns pontos, outros apresentaram 2% de contágio. Assim, após o primeiro período os casos começaram a cair e foi possível o início da retomada gradual das atividades”, avalia.
Referente ao início da pesquisa Testa Lajeado, que tem como objetivo identificar os indicadores e o perfil da infecção por Covid-19 na população do município, o secretário antecipa que o grupo pretende terminar a coleta até a próxima quinta-feira, dia 4. “No fim de semana, teremos os primeiros números. No fim de semana foram aplicados cerca de 530 testes”, relata.
Conforme o secretário, apenas de algumas resistências a pesquisa fluiu muito bem. “Se tem um protocolo caso a pessoa se recuse a participar da coleta.” Quem participa da testagem recebe o resultado na hora.
Lajeado se mantêm em 60 casos ativos. Conforme o secretário, este é o número que apresenta controle. “Caso passe de 70, ligamos novamente o sinal de alerta. Mas, com este número, controlamos o contágio e conseguimos monitorar a situação”, explica.
Postos de saúde
O secretário de saúde informa que os postos de saúde nos bairros Universitário, Conservas e Morro 25, foram fechados para adequar o atendimento nas demais unidades. Com a reorganização finalizada e equipes completas, o posto do bairro Conservas volta a atender nesta segunda-feira, e no bairro Morro 25, as atividades serão retomadas no dia 8 de junho.