Ocupação de UTIs cai para 36% no Vale

Leitos para covid

Ocupação de UTIs cai para 36% no Vale

Das 33 vagas disponíveis, 12 estavam ocupadas ontem à noite. Em função da baixa ocupação, HBB reduz setor a partir de hoje

Ocupação de UTIs cai para 36% no Vale
Vale do Taquari

A ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo nos hospitais do Vale do Taquari apresenta redução nos últimos dias. Até as 19h de ontem, doze dos 33 leitos disponíveis estavam ocupados.

No Hospital Estrela, a média de ocupação da UTI desde o início da pandemia é de 50%. O número máximo foi de seis pacientes ao mesmo tempo no setor, no dia 14 de maio. A taxa atual de ocupação na unidade é de 30%.
No Hospital Bruno Born, nove dos 18 leitos estavam com pacientes. É a UTI com maior taxa de ocupação do Vale. Com a baixa na demanda por leitos, a estrutura hospitalar começa a ser readequada.

A partir de hoje, o Hospital Bruno Born reduz o número de leitos disponíveis na UTI Covid de 18 para 10. Os leitos serão transferidos para a UTI Adulto do hospital. De acordo com a direção, em caso de necessidade, os equipamentos podem ser realocados novamente.

A redução não tem impacto na classificação por bandeiras, pois o governo do estado leva em conta o número total de leitos de UTI.

Lajeado projeta volta à normalidade

Na avaliação do secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, o risco de uma nova onda de contágios no município é pequena.

“Se continuarmos com as medidas atuais, de distanciamento, uso de máscara e higiene, entendo que dá para tocar normal. Do ponto de vista de comércio, empresas e circulação urbana, estamos com uma vida bem próxima do normal”, afirma.

O secretário destaca que no caso de idosos e grupos de risco as medidas preventivas devem ser mais severas.
Klein confirmou ontem uma readequação no atendimento em saúde. O posto do bairro Conservas será reaberto. A unidade do Centro voltará ao atendimento normal, ainda com horário ampliado, das 7h30 às 19h.

O posto do Montanha segue com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas respiratórios.

“Estes movimentos estão dentro de uma estratégia de ir retomando a normalidade”, diz o secretário.

Leitos vazios em Encantado

Disponíveis desde o dia 22, os cinco novos leitos criados no Hospital Beneficente Santa Terezinha estavam vazios na tarde de ontem. Desde a inauguração, o espaço recebeu dois pacientes.

Um dos pacientes deu entrada na UTI no dia 22 e saiu no dia seguinte, outro ficou internado de sábado, 23, até a última quarta-feira, 26.


SITUAÇÃO DAS UTIS COVID

 

Acompanhe
nossas
redes sociais