As obras de mobilidade urbana financiadas por meio do programa Avançar Cidades do Governo Federal seguem ocorrendo em Lajeado. Nesta quinta-feira, dia 28, as obras de capeamento asfáltico foram retomadas na rua José Schmatz, via que atravessa os bairros Moinhos e Florestal.
As obras por meio do Programa também contemplarão outros bairros da cidade.
De acordo com o coordenador do setor de Projetos Especiais e Captações de Recursos, Isidoro Fornari, um trecho da rua José Schmatz, no bairro Moinhos, já havia recebido a primeira camada de asfalto ainda em fevereiro.
Logo após seu início, a obra foi suspensa pela Justiça a pedido dos moradores que solicitaram melhorias nas tubulações em razão dos alagamentos ocorridos em dias de chuva nas proximidades do cruzamento com a rua José Heineck Sobrinho.
Fornari explica ainda que, em acordo com a justiça, houve a concordância em retomar as obras e a Prefeitura de Lajeado de assumir o compromisso de executar as melhorias na canalização e, em seguida, executar o capeamento asfáltico deste trecho.
Nesta quinta-feira, a obra teve suas atividades retomadas. Neste primeiro, momento, a obra está recebendo a camada de regularização. Assim que esta etapa for concluída, a rua José Schmatz receberá a camada definitiva.
Por sua vez, no bairro São Bento, a rua Orlando Sieben está recebendo a última camada de pavimento e ajustes nos bueiros. A rua será pavimentada em toda sua extensão, partindo da ERS 413, totalizando 9.841,10 metros quadrados. Nas próximas etapas serão feitas as sinalizações verticais e horizontais, bem como as calçadas de passeio.
Da cerca de sua residência, o aposentado Alfredo Rovedder, 51 anos, estava filmando os funcionários trabalharem no local. Os vídeos foram enviados as suas filhas, que hoje moram em outros bairros da cidade. Para a família de seu Alfredo, essa obra foi muito aguardada. Ele e sua esposa Roseli, 52 anos, moram no local desde 2008 e estão contentes com a pavimentação.
“Estamos muito felizes. Agora, não precisamos mais nos preocupar com a poeira dentro e fora de casa. O nosso imóvel, que inclusive está à venda, também será mais valorizado agora”, contou Alfredo.
O projeto Avançar Cidades ainda prevê a aplicação dos recursos em obras de pavimentação e capeamento asfáltico em outras ruas e avenidas, alargamento do viaduto sobre a RS-130 entre o Bairro Florestal e o Bairro Montanha, e 134 abrigos de ônibus distribuídos em todos os bairros do município.