80% dos homicídios da região têm ligação com o tráfico

segurança

80% dos homicídios da região têm ligação com o tráfico

Delegado José Romaci Reis avalia que a diminuição de crimes depende da efetivação da pena

80% dos homicídios da região têm ligação com o tráfico
Delegado Reis participou do programa A Hora Bom Dia, desta quinta-feira. Créditos: Laura Mallmann
Vale do Taquari

O delegado regional da 19ª Delegacia Regional de Polícia de Interior (19ª DRPI), José Romaci Reis, participou do programa A Hora Bom Dia, desta quinta-feira, dia 28, e esclareceu a atuação integrada de todas as polícias para a diminuição nos índices de criminalidade na região.

Nas 31 cidades atendidas pela 19ª DRPI apresentam um decréscimo após algumas ações específicas na região, como a prisão de integrantes de organizações criminosas. Os números também apresentam a diminuição por conta da instalação da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Segundo Reis, a Draco investiga crimes específicos e desmembra ações. “Um dos exemplos é a queda dos roubos e furtos de veículos. Alguns, não se tratavam de roubos ou furtos e, sim, de estelionatos. Quando proprietários organizavam o sumiço do veículo para ganhar o valor do seguro. Estas ações foram desmembras e auxiliam na queda de outros crimes”, analisa.

Conforme o delegado, os homicídios também apresentam decadência. “Fazemos operações sempre que ocorre um homicídio, investigamos todos os suspeitos. Nestas ações, atacamos o tráfico de drogas, de armas. Em um dos lados conseguimos combater”, explica. O combate ao tráfico também é um fator na diminuição dos homicídios na região. “Com pontos de vendas fechados, tem menos disputas por pontos e 80% dos homicídios são ligados ao tráfico de drogas”, esclarece

“O fundamental da diminuição de crimes é a manutenção da prisão, o cumprimento efetivo da pena aplicada. A diminuição de crimes depende da efetivação da pena. Tem alguns que reclamam que na prisão está ruim, é para ser ruim mesmo para não haver reincidência de crimes”, afirma o delegado.

Pacto pela Paz

O programa Pacto Lajeado pela Paz é um processo muito importante para o combate ao crime, analisa o delegado. “Todos os poderes estão empenhados para o funcionamento deste programa. O prefeito se mostra muito efetivo na diminuição dos índices de criminalidade”, explica.

“O programa trabalha na reestruturação da sociedade e, a longo prazo, terá ainda mais efeitos positivos para a cidade”, avalia Reis.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais