Um levantamento feito pelo Sebrae mostra um crescimento da busca por crédito por pequenos e microempreendedores, cujos negócios sofrem quedas na receita por conta da crise do novo coronavírus. Para falar sobre o tema, o programa Frente e Verso conversou nesta manhã com Liane Klein, gerente regional do Sebrae.
Segundo Liane, uma pesquisa semanal aplicada com micro e pequenas empresas, mostra que 35% destes buscou crédito no período. Entre os que buscam crédito, 37% tem alcançado o objetivo, 41% teve o crédito negado e 23% está com a demanda em análise.
Os principais motivos para a negativa de crédito são restrições cadastrais de sócios, falta de garantia ou de avalistas e as taxas de juros consideradas altas por alguns empresários.
Nesta semana o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que cria linha de crédito para micro e pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus. A linha de crédito do chamado Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) será de até 30% da receita bruta anual da empresa, calculada com base no exercício de 2019. A medida pode ajudar a levar recursos a microempreendedores que estão reclamando da falta de acesso a recursos para atravessar a crise. Porém, por conta dos vetos, o texto volta para apreciação do congresso, o que deve retardar a sanção em 20 dias, segundo Liane.
Confira a entrevista na íntegra: