• Por que você optou pela pedagogia?
Quando me fazem a pergunta do por que da escolha por Pedagogia, costumo responder que fui escolhida por ela. Ser pedagoga é uma opção de vida, é uma vocação. Muitas pessoas não entendem, porque escolher uma profissão tão desvalorizada, mas não há maior compensação ao ver os olhos brilhando de um aluno quando ele aprende algo novo, algo desconhecido, ou quando supera seus desafios, isso é maravilhoso. Este ano completei 29 anos de exercício na educação, muitas mudanças ocorreram ao longo deste processo, sempre para o melhor. Gosto muito de ser desafiada, de buscar o novo e de entender as formas de como auxiliar nosso aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
• Como a pedagogia se adaptou às transformações tecnológicas dos últimos anos?
Há muito se fala em elencar a tecnologia ao ensino e confesso que muitos professores resistem, ou resistiam a isso. Pois bem, surgiu uma pandemia mundial e nos forçou a mudança, uma mudança cautelosa mais rápida e eficaz, para atender as demandas da educação. Nos vimos dando aula síncronas, utilizando muitas ferramentas e nos apropriando deste mundo tecnológico.
• De que forma essas ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento das crianças, que estão cada vez mais conectadas?
Nossos alunos pertencem a geração Z, que se mostra muito mais conectada e com maior facilidade em interagir com qualquer dispositivo eletrônico, facilitando assim o seu aprendizado. Mas saliento que nenhuma ferramenta substitui a interação Professor x Aluna. A tecnologia, não veio para substituir e sim para auxiliar e permitir o enriquecimento da ação de quem ensina e de quem aprende.
• Qual a importância do pedagogo no processo educacional e na formação da sociedade?
Compete ao pedagogo refazer a educação, reinventá-la, criar as condições para que uma educação democrática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que favoreça o aprendizado
• Com base nos ensinamentos da pedagogia, que lições podemos tirar dessa situação atual, de pandemia e isolamento social?
Seguramente estamos vivendo um momento ímpar na história da humanidade, que será lembrado anos a fio. Momento este que todos nós aprendemos muito, em todos os âmbitos: familiar, social e profissional. Certamente sairemos deste momento de Isolamento social transformados.