Estrela celebra 144 anos amanhã, 20. Entre os fatores para comemorar em mais um ano de emancipação política estão os investimentos de empreendedores na cidade, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck.
Conforme ele, pelo menos cinco grandes empresas devem se instalar ou já estão se instalando no município. Uma delas é a Nutritec Suprimentos Agropecuários que construirá um prédio próprio no distrito industrial. O município doou uma área de 59 mil metros quadrados para a nova fábrica de ração, setor administrativo, refeitório, estocagem e manutenção.
Outro investimento no distrito industrial será da empresa Vital Indústria de Produtos para Nutrição Animal, do Grupo Faros. Recebeu doação de área de 86,9 mil metros quadrados. A planta a ser instalada no município terá cerca de 10 mil metros quadrados. O investimento será de R$ 15 milhões e vai gerar em torno de 30 empregos diretos.
Também se instalarão no município o Grupo Betiollo e o Grupo Scapini. O secretário lembrou ainda o investimento da Folhito Adubos Orgânicos no interior da cidade.
Foco na BR-386
Finck também destacou a valorização de áreas lindeiras na BR-386. A circulação de 30 mil veículos por dia e proximidade da região metropolitana são vantagens que estão sendo percebidas pelos empreendedores, afirma o secretário. “Essa área só não se desenvolveu antes em função dos valores acima do mercado”, acredita.
Um grande investimento feito nas margens da BR-386 é o Business Park. O projeto do Richter Gruppe une comércio, serviços e lazer com a promessa de se tornar um dos maiores empreendimentos na rodovia da produção.
Aeródromo
Finck ainda citou o projeto para reformulação do aeródromo de Estrela. Conforme ele, atualmente o espaço é pouco aproveitado por um grupo de empresários. Ideia é ampliar a extensão da pista de pouso em cerca de 500 metros e asfaltá-la (hoje é de grama). Também prevê um acesso asfáltico novo até o local.
Investimento será de R$ 12 milhões. Conforme Finck, o vereador João Braun trabalha com o senador Luis Carlos Heinze um projeto sobre o aeródromo e a busca por recursos federais para as melhorias. “Nessa, a pandemia provavelmente atrapalhou”, ressalta Finck ao relatar a dificuldade de definir datas para captação dos recursos.
Comércio aberto
Amanhã, o comércio de Estrela estará de portas abertas mesmo com o feriado municipal do aniversário. Um acordo coletivo entre empresários e empregados do comércio permitiu o funcionamento das lojas.
Finck parabenizou a iniciativa que ocorre devido ao fechamento comercial por quase duas semanas em função da pandemia do coronavírus.
Ouça a entrevista completa no link: