Justiça recebe denúncia contra prefeito de Itapuca por fraude em concursos públicos
Horário SEM cache 11:54:04
Horário COM cache 11:54:04

ITAPUCA

Justiça recebe denúncia contra prefeito de Itapuca por fraude em concursos públicos

Além do Chefe do Executivo, o vice e outras 27 pessoas foram indiciadas

Justiça recebe denúncia contra prefeito de Itapuca por fraude em concursos públicos
Estado

Os desembargadores da Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul receberam a denúncia do Ministério Público contra o prefeito de Itapuca, Marcos José Scorsatto, seu irmão e vice-prefeito, Delavir Scorsatto, o empresário Maicon Cristiano de Mello e outras 26 pessoas por burlar procedimentos licitatórios.

Os réus também foram indiciados por formação de quadrilha. As investigações foram iniciadas em 2015, no âmbito da Operação Cobertura, em que a Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre apurou fraudes em concursos públicos da Prefeitura Municipal. Atualmente, o processo tramita na Procuradoria de Prefeitos.

Em síntese, os investigados foram denunciados por associação criminosa para burlar procedimentos licitatórios visando beneficiar empresa organizadora de concursos públicos, a qual, em contrapartida, deveria aprovar candidatos indicados por alguns dos denunciados. A Justiça recebeu a denúncia, em sessão virtual realizada na última quinta-feira, 14, em relação aos crimes não prescritos: estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva e corrupção ativa, todos do Código Penal. Também determinou vistas ao MP quanto à possibilidade de oferta do benefício da suspensão condicional do processo a seis denunciados que restaram apenas com imputação de prática de delito de falsidade ideológica, cuja pena mínima prevista é de um ano de reclusão.

Acompanhe
nossas
redes sociais