“Se eu tivesse a fórmula, iria repassar. Mas todos estamos no mesmo barco procurando as soluções”, afirmou o empresário Heinz Rockenbach ao falar sobre como o comércio deve agir em meio à pandemia.
Entretanto, algumas mudanças já são percebidas pelo ex-presidente da CDL. Uma delas é usar a internet como aliada nas vendas. Com o atendimento presencial das lojas restritas, as redes sociais se tornaram opção para manter os negócios.
“A gente já trabalhava sem compromisso na web, mas com a pandemia os clientes começaram a procurar ainda mais essa modalidade de venda”, percebe Rockenbach.
Ele cita que a internet acabou se mostrando eficiente e abriu um leque de opções como vendas até fora do território lajeadense. A situação faz o setor comercial repensar o modelo de negócios, percebe o ex-presidente da CDL. “Na primeira parada, vendemos com uma pessoa dentro da loja e redes sociais o mesmo que antigamente”, exemplifica.
Entre os questionamentos que fica em meio à pandemia é se o local onde a loja está situada é preponderante para as vendas, aponta Rockenbach. “Não sabemos se logo vale a pena ter um showroom, um espaço menor com menos pessoas em outros local. São coisas que estão sendo avaliadas”, acredita.
O empresário destaca que conseguiu uma diminuição no aluguel em função da pandemia e defende que os custos continuem mais baixos nos próximos meses. “A gente não sabe qual será o reflexo da pandemia. Por enquanto a inadimplência está normal, mas não estamos mais vendendo tanto quanto antes”, relata.
Rockenbach percebe que a venda acabou se tornando mais “profissional” em função da exigência maior dos clientes. “O consumidor está comprando o básico, dai quer saber a cor, o modelo e o material”, afirma.