A Justiça indeferiu, na sexta-feira passada, 15, o pedido do prefeito Rafael Mallmann, de Estrela, para que a classificação da bandeira de risco pelo Estado seja comprovada judicialmente. O pedido é da semana passada, quando o Vale do Taquari era a região com risco máximo de contágio no Rio Grande do Sul.
O desembargador, Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, rechaçou o pedido ainda que no dia seguinte as medidas de restrições ao Vale do Taquari fossem abrandadas. No sábado, 16, a revisão do Estado passou a região da bandeira vermelha para laranja.
Os motivos para a alteração da cor da bandeira são uma maior disponibilidade de leitos e uma desaceleração na velocidade do contágio do novo coronavírus, conforme o governador Eduardo Leite declarou em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 18.
Na semana passada, prefeitos do Vale do Taquari estiveram reunidos com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, e apresentaram dúvidas técnicas sobre a classificação da bandeira e, a falta de consideração do número de testados em relação ao contingente de infectados.