De portas fechadas há mais de uma semana devido ao grande número de funcionários que testaram positivo para o novo coronavírus, a Zanc Assessoria de Cobranças retomará suas atividades nesta segunda-feira, 18.
Segundo o diretor de operações da Zanc, Alexandre Cesar Marchini, 37 trabalhadores estão com a doença, sendo que todos estão em isolamento domiciliar. “Tivemos seis casos confirmados na última semana e, nessa semana, recebemos mais 31 testes positivos, dos 335 que testamos. Então, decidimos permanecer fechados, mantendo os dez dias recomendados quando existem muitos casos”, salienta.
Uma das grandes preocupações da empresa é que cerca de 85% dos funcionários infectados estão assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas. Este é um fator complicador, pois as pessoas podem estar transmitindo o vírus sem saber. “Isso é muito prejudicial para familiares e a comunidade. Por isso, mandamos todos para casa. Estão em repouso e sendo monitorados pela Secretaria de Saúde”, ressalta Marchini.
Ainda, conforme o diretor de operações da Zanc, colaboradores que apresentarem sintomas gripais serão liberados do trabalho, mesmo que não estejam com a doença. “Vamos manter todas ações que vínhamos realizando. Estamos medindo a temperatura de todos, disponibilizando álcool gel e higienizando as dependências da empresa”.
A Zanc decidiu testar todos os seus funcionários após o surgimento de dois casos confirmados na empresa, há duas semanas. Os exames foram coletados e analisados no laboratório da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo.
“Protegeram os trabalhadores e a cidade”
Para o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, a Zanc tomou a decisão correta em testar todos os seus funcionários e que esta medida é benéfica para toda a comunidade.
“Esses casos só foram descobertos porque eles decidiram testar todo mundo. Além de proteger os trabalhadores, protegeram a cidade. Se ficassem 10, 15 dias circulando sem saber que estavam com o vírus, teríamos um problema muito grande”, afirma.
Os casos confirmados da Zanc representam uma expressiva fatia do total de pessoas infectadas do município.
A Zanc em Taquari
– Em janeiro de 2018, o governo de Taquari assinou a ordem de serviço para reforma do antigo Seminário Seráfico, local onde se instalou a Zanc. O investimento em obras e adequação foi de R$ 9 milhões;
– Inicialmente, foram contratados 150 taquarienses, que começaram a trabalhar no escritório da empresa de call center, em Porto Alegre. Posteriormente, mais de 140 trabalhadores se juntaram a eles;
– Em abril deste ano, a Zanc iniciou a montagem da estrutura e o treinamento dos funcionários em Taquari. As atividades tiveram início na segunda semana de maio, com 88 funcionários;
– Ao todo, a Zanc emprega cerca de 400 taquarienses. A meta é, até o fim do ano, chegar a 800 funcionários. Segundo dados do governo, a empresa deve render cerca de R$ 1 milhão ao município em retorno de ISS.