A Rádio A Hora estreia neste sábado uma nova atração. Será o primeiro Painel PENSE, que agora será parte da grade de programação da 102.9. O debate recebe a secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein, a professora e diretora de escola Andréa Reckziegel e o médico e diretor do Centro Regional de Oncologia (Cron), Hugo Schünemann.
Os convidados abordam os desafios da educação em época de quarentena. O programa vai ao ar sempre aos sábados, das 11h às 11h45min. Também será possível acompanhar pelo Youtube, no canal do Estúdio A Hora. Os programas também podem ser baixados por podcast no site jornalahora.com.br.
O Programa Ensino e Educação (PENSE) foi criado em 2018 com o propósito de valorizar a atuação dos professores. Em dois anos de atividade, foram 14 visitas as escolas, com a participação de mais de 3 mil alunos e 400 professores.
O PENSE é idealizado pelo Grupo A Hora e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e 3ª Coordenadoria Regional de Educação, com patrocínio do Centro Regional de Oncologia (CRON), do Instituto Dale Carnegie e da Univates.
Impactos na educação
A pandemia fechou as escolas e exigiu adaptação rápida aos professores. “É um desafio a todos nós. Para encerrar o ano letivo, temos de nos organizar e manter contato com os alunos, tudo à distância. A pergunta que fica é como fazer isso em uma realidade de periferia, onde o acesso a internet é difícil”, considera a professora Andréia Reckziegel.
Integrante da direção das escolas Francisco Oscar Karnal e Santo Antônio, conta que em alguns casos, os professores levam materiais impressos para famílias que não têm condições de manter contato digital com os educadores.
Apesar das dificuldades, avalia que as dificuldades têm aproximado pais e professores. “Isso é positivo”, afirma. De acordo com ela, de um jeito ou outro, os professores conseguem auxiliar as famílias.
Conforme a secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein, essa reflexão sobre o aprendizado dos professores em lidar com a tecnologia evidencia a necessidade de fortalecer a cultura digital em toda a sociedade. “Em Lajeado, ainda não temos isso. Não foi desenvolvida essa cultura. Não estamos preparados.”Segundo ela, o momento é de descobrimento para os profissionais da educação.
Para o médico Hugo Schünemann, a pandemia força a sociedade e os profissionais a buscarem soluções e usar com mais eficiência a tecnologia. Somado a isso, a necessidade das pessoas terem uma postura mais consciente sobre o uso das ferramentas digitais e das redes sociais. “Há uma fábrica de fake news, e muitas vezes inclusive pessoas com formação ajudam a propagar isso.”
Adaptação do Pense
Conforme o diretor-executivo do Grupo A Hora e mediador do Painel PENSE, Adair Weiss, a iniciativa de estar próximo das escolas e dos professores precisou ser reformulada devido a pandemia. Com isso, a estratégia parte de tornar a ação mais democrática e ampla por meio da rádio.
Weiss acredita que é possível chegar a mais educadores, seja pela transmissão da 102.9 ou mesmo pelas outras plataformas digitais, o podcast e o vídeo pelo youtube. “Nas caravanas, tínhamos o diferencial do contato, mas atingíamos uma parcela restrita de alunos e professores. Agora, estamos abrindo para mais pessoas da nossa região, que poderão conhecer o PENSE e se informar sobre os assuntos que permeiam a educação.”
Na avaliação dele, programa com essa proposta de valorizar o ensino não pode parar pela limitação temporária imposta pelo coronavírus.
Serviço
O que: Painel PENSE
Quando: sábados, das 11h às 11h45min
Onde: Rádio A Hora