Municípios da região se mobilizam para ampliar a capacidade de atendimento da rede hospitalar. Este é um dos principais fatores analisados pelo estado para a definição da cor da bandeira classificativa.
Com dois anúncios feitos ontem, o Vale do Taquari amplia em 15 o número de leitos para tratar pacientes graves. São cinco novos leitos de UTI em Estrela e dez leitos em Taquari, com capacidade para atender pacientes graves, mas sem a classificação de UTI.
No início de abril foi solicitada ao Ministério da Saúde a habilitação de leitos de UTI no Hospital Estrela. A habilitação confirmaria o repasse do valor necessário para custear o funcionamento destas vagas.
Diante da demora na resposta da União, hospital e município e Secretaria Municipal de Saúde entraram em acordo ontem. O município vai bancar a operação dos leitos enquanto não estiverem habilitados pelo governo federal.
Como o hospital havia isolado cinco leitos da UTI adulto para pacientes com covid, a decisão representa um aumento de cinco leitos. Com isso, a UTI do Hospital Estrela fica com 10 leitos no setor de UTI Covid e outros dez na UTI Adulto.
Taquari inaugura 10 leitos
Em Taquari, o governo municipal entregou ao Hospital São José dez novos leitos de isolamento, para tratar de pacientes de covid-19.
A inauguração foi feita por meio de transmissão nas redes sociais do prefeito Emanuel Hassen de Jesus.
Os leitos contam com respiradores, bombas de infusão, monitores cardíacos e equipamentos necessários para atender casos que necessitem de tratamento intensivo. O município garante que o setor possui todos os equipamentos necessários e que o pedido para o reconhecimento como UTI foi feito ao estado.
O prefeito destacou a rapidez da obra paga com recursos próprios e doações da comunidade e de empresas locais.
“Estamos muito orgulhosos do esforço que todos fizemos para isso dar certo em tempo recorde. Não levou 40 dias para terminarmos essa unidade”, afirmou.
Hasen exaltou as melhorias e recordou que o hospital teve momento de dificuldade recentemente.
“Hoje é um dia de uma conquista histórica para o município. O hospital, há não muito tempo, correu risco de ser fechado, teve seu centro cirúrgico e sua sala de parto fechados pelo governo do estado, que hoje nos pede leitos”, disse.
O Centro cirúrgico foi interditado em julho de 2019. Hassen afirmou ainda que o novo centro estará concluído entre 30 e 40 dias.
UTI de Encantado tem já data para abrir
Outras cinco vagas de UTI entram em funcionamento ainda em maio. O governo municipal confirmou ontem que cinco leitos de UTI passam a funcionar no dia 25 de maio.
O anúncio foi feito ontem pela direção do Hospital Beneficente Santa Terezinha à Administração Municipal. Na ocasião, foi assinado o contrato em que o município repassa os recursos de cerca de R$ 240 mil mensais para o hospital para o funcionamento dos leitos até o credenciamento.
Os leitos estão prontos e o município já confirmou a verba para custear o funcionamento. O hospital está em fase de contratação e treinamento da equipe.