Ministério Público e BRF chegaram a um acordo para a reabertura do frigorífico da empresa em Lajeado com 50%. O acordo é detalhado pelos promotores do Ministério Público Sérgio Diefenbach, Neidemar Fachinetto e Daniel Cozza Bruno em coletiva de imprensa virtual.
“Conseguimos entabular um acordo satisfatório, com algumas cláusulas de garantia e de investimento em saúde, estas que nos foram mais importante. Necessário enfatizar que desde o início, sempre tivemos esta prioridade, a garantia da saúde da população”, afirmou Diefenbach.
A BRF terá de repassar R$ 1,2 milhão aos hospitais de Lajeado e Estrela. A empresa se compromete ainda a assumir eventuais perdas dos produtores rurais. O acordo foi firmado na noite de ontem e ainda precisa ser homologado pela Justiça.
Entre as condições para a reabertura da unidade estão ainda a testagem de todos os trabalhadores que voltarem às atividades e contratação de equipe para acompanhar as comunidades onde residem boa parte dos funcionários.
Principais pontos do acordo:
Teste rápido em todos os funcionários que retornarem ao trabalho
A empresa se compromete a contratar uma equipe multidisciplinar, com assistente social e enfermeira, para atuar junto à comunidade nos bairros: Conservas, Jardim do Cedro, Santo Antônio e Morro 25.
Repasse de R$ 1,2 milhão aos hospitais de Lajeado e Estrela. 70% ao Hospital Bruno Born e 30% ao Hospital Estrela
Garantia de que produtores rurais não sofrerão prejuízos com a parada. Empresa terá que compensar eventuais perdas.
ACOMPANHE A COLETIVA DE IMPRENSA AO VIVO NA RÁDIO A HORA 102.9: