A Companhia Minuano de Alimentos deverá receber nova inspeção em 24 horas. A empresa acredita que cumpre todas as medidas sanitárias determinadas pela Justiça e solicitou, por meio de uma petição, a reavaliação. A nova análise pode comprovar as condições necessárias para a retomada das atividades, suspendidas ontem pelo judiciário.
A empresa pediu que a verificação fosse feita em 12 horas. O Judiciário, porém, considerou o tempo insuficiente para que os órgãos de Vigilância Sanitária do município se preparassem para o procedimento. As partes estão sendo intimadas na tarde desta quinta-feira. Após a intimação de todos os órgãos envolvidos, inicia-se o prazo de 24 horas para a inspeção.
Na inspeção devem estar presentes representantes da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, a 16a Coordenadoria Regional de Saúde, responsável por Lajeado e região, e órgãos da Agricultura Estadual de Lajeado.
Com as informações coletadas, os relatórios serão encaminhados à Justiça. As novas informações poderão gerar um efeito suspensivo na decisão de fechamento do frigorífico, emitida na noite dessa quarta-feira.
A pedido da Justiça, os trâmites do cartório judicial deverão ser cumpridos em urgência. Com isso, o cartório deverá funcionar em regime de plantão e está autorizado a autenticar os documentos.