“Vergonha o que o Estado faz com o Vale”, critica prefeito de Estrela

Bandeira vermelha

“Vergonha o que o Estado faz com o Vale”, critica prefeito de Estrela

Rafael Mallmann afirma que contagem definindo bandeira vermelha no Vale do Taquari não contabilizou quatro leitos de UTI em Estrela

“Vergonha o que o Estado faz com o Vale”, critica prefeito de Estrela
Mallmann participou do programa Frente e Verso na manhã de hoje. Créditos: Fábio Kuhn
Vale do Taquari

O governo municipal de Estrela trabalha para protocolar uma ação questionando a bandeira vermelha na macrorregião que integra o Vale do Taquari. Em entrevista na manhã de hoje ao programa Frente e Verso, o prefeito Rafael Mallmann questionou dados utilizados pelo governo estadual para definir a gravidade da pandemia na região.

Conforme o mandatário de Estrela, a contagem feita no dia 8 de maio não levou em conta dois leitos de UTI protocolados pelo Hospital de Estrela às 17h do mesmo dia. A justificativa do governo estadual é que os dados foram computados até às 14h.

“O certo seria ter dados até às 23h59min do dia. Nesse período, os dados poderiam mudar com mais leitos ou menos leitos ocupados”, defende Mallmann.

O prefeito afirma ainda que dois pacientes internados com a covid-19 no Hospital de Estrela são de outra macrorregião, mas foram computados nos dados como sendo do Vale do Taquari. “Se pegar com os outros dois leitos, temos quatro leitos que não foram computados para o vale. Isso já mudaria nossa bandeira para laranja”, aponta.

A ação elaborada pelo governo de Estrela pede a recontagem de dados e mudança da bandeira ainda nesta semana baseado nas evidenciais científicas. A administração municipal estrelense ainda analisa se o processo irá tramitar na Justiça de Estrela ou se entrará com um mandado de segurança em Porto Alegre.

Descaso do governo estadual

Na entrevista, Mallmann também criticou a postura do governador e afirmou que Eduardo Leite sequer recebe os prefeitos do vale para conversar, além de não repassar recursos para o combate do coronavírus na região. “É uma vergonha o que o Estado faz com o Vale”, lamenta.

Para ele, o efeito prático das bandeiras foi tirar o foco dos prefeitos do combate à doença e se preocuparem com o governo. “Ficamos com o questionamento se valeu a pena gastar dinheiro para testar e fazer uma melhor gestão da doença”, lamenta ao afirmar que a transparência acabou prejudicando a região.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais