O prefeito Rafael Mallmann anunciou que o município vai ingressar com uma ação judicial questionando a base de dados utilizada pelo governo do estado para decretar a bandeira vermelha para o Vale do Taquari. A região é a única do estado com essa classificação.
Ação se baseia no artigo 4º do decreto estadual, que coloca que as medidas e indicadores podem ser modificados diante de evidências científicas.
“É isso que estamos pedindo, que o estado reavalie a partir das informações técnicas que temos. Protocolamos dois leitos, que não foram contabilizados, e temos dois leitos ocupados por pacientes de outras macrorregiões”, diz Mallmann.
Uma reunião convocada pelo prefeito de Estrela, Rafael Mallmann saiu sem encaminhamentos. O objetivo do encontro era apresentar aos demais prefeitos a discordância em relação à classificação e buscar uma reação coletiva.
O encontro acabou sem encaminhamentos. Em seguida, Mallmann se reuniu com sua equipe e decidiu pela ação judicial.
Dois novos leitos
De acordo com Mallmann, dois novos leitos de UTI foram protocolados na última sexta-feira, 8, e não foram contabilizados a tempo pelo estado. Além disso, o prefeito destaca que dois pacientes de outras regiões estão internados na UTI de Estrela. “Se baixássemos este indicador, com certeza a região seria bandeira laranja e não vermelha”, afirma.
O prefeito encaminhou ofício à Central de Leitos do estado, à secretária da Saúde, Arita Bergmann e ao Hospital Estrela pedindo que pacientes de outras regiões não sejam transferido para o Vale.
“Primeiro o estado tem que comprovar que não encontrou leito em nenhuma região com indicador mais brando que o da nossa região. Se não, o Vale do Taquari sai prejudicado”, avalia.
CIC questiona investimentos do estado
A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) encaminhou ontem ofício ao governador solicitando uma audiência para tratar do tema. No texto, a entidade manifesta preocupação com a disponibilidade de leitos de UTI na região e pede apoio do estado.
“Queremos solicitar auxílio por parte do governo do Estado na viabilização de novas unidades de tratamentos intensivo. Precisamos saber quais os investimentos erecursos de saúde que serão destinados para a região”, diz trecho da nota.
A CIC – VT congrega 20 entidades empresariais municipais, que somam cerca de 3,5 mil empresas associadas.
UTIs no Vale
A região conta hoje com 23 leitos de UTI. São 18 vagas no Hospital Bruno Born, em Lajeado, e outras cinco no Hospital Estrela.
Até o fim da tarde de ontem, o HBB tinha 14 leitos UTI ocupados, 78% do total.
Já o HE, estava em
A região conta hoje com 23 leitos de UTI. São 18 vagas no Hospital Bruno Born, em Lajeado, e outras cinco no Hospital Estrela.
Até o fim da tarde de ontem, o HBB tinha 14 leitos UTI ocupados, 78% do total
Já o HE, estava em 100% da capacidade, com cinco leitos ocupados
Se forem viabilizados outros 12 leitos (sete em Estrela e cinco em Encantado), a região chega a 35, um aumento de 43%.