O Tribunal de Justiça acatou na noite desta quarta-feira, dia 13, o pedido de liminar do Ministério Público (MP) para a suspensão total das atividades do frigorífico da Minuano em Lajeado. A decisão foi do desembargador Luiz Felipe Silveira Difini e dá 48 horas para a empresa paralisar a produção desde a publicação da nota, por volta das 20h30min dessa quarta-feira. A decisão vale por 15 dias, a contar a partir desta sexta-feira, 15.
A empresa estava com 50% das atividades produtivas suspensas desde 7 de maio, conforme decisão do juiz Marcelo Silva Carvalho. O recurso do MP, apresentado no último domingo, argumentava que as restrições para a Minuano precisavam ser equivalentes às aplicadas na BRF no dia 8 de maio. Na ocasião, a juíza Carmen Barghouti decidiu o fechamento total da BRF, empresa com maior arrecadação em Lajeado, por 15 dias, a serem contados a partir do dia 10 de maio.
Autor do pedido, o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach disse que o pedido sempre foi de fechamento total de ambos frigoríficos, no entanto, pondera uma possibilidade de flexibilização das decisões, ainda que, sem previsão de data.
O Ministério Público está “em diálogo com as empresas”, afirma Diefenbach.