O contador, Rui Mallmann, ex-presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), participou do programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, e explicou os desafios da categoria para atender as exigências das novas demandas e regras do governo.
O especialista comenta que o papel do contador passou a ser ainda mais exigido e importante no período da pandemia. “Além das atividades normais, como demissões e férias, foram mais de 800 rotinas extras com os pedidos de redução e suspensão de contratos por meio das empresas para seus funcionários”, esclarece.
Referente a bandeira vermelha imposta pelo governo do estado, Mallmann expõe que dificultou para o trabalho de todos escritórios de contabilidade. “Temos que seguir com os prazos impostos, com o efetivo reduzido”, explica.
Demissões
Mallmann avalia que o período também foi de readequações para as empresas. “Muitas aproveitaram a situação para efetivar demissões que poderiam ter sido feitas há mais de um ano”, avalia.
Faturamento das empresas
Mallmann verificou que 90% das empresas de maior faturamento atendidas pelo seu escritório, permanecem com faturamento igual ou maior, que antes da pandemia. “São empresas de todos os ramos, incluindo comércio. Me surpreendi com os números. Porém a preocupação são com as de menor receita”, analisa.
Confira a entrevista na íntegra: