Prefeitos sustentam que números do Vale são de bandeira laranja
Horário SEM cache 10:39:08
Horário COM cache 10:39:08

Decreto estadual

Prefeitos sustentam que números do Vale são de bandeira laranja

Reunião hoje à tarde alinha dados e argumentos para confrontar classificação do Estado para a região

Prefeitos sustentam que números do Vale são de bandeira laranja
Vale do Taquari

Reunião entre prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo, de Estrela, Rafael Mallmann, e de outros municípios do Vale se encontram logo mais, a partir das 15h, na prefeitura de Lajeado, para coletar dados estatísticos de modo a comprovar que a região tem números que a enquadram na bandeira laranja.

Um dos argumentos está justamente na quantidade de leitos de UTI nos hospitais da região. Em Estrela, por exemplo, dois dos três leitos ocupados não seriam de pacientes da macrorregião, e sim, seriam de pacientes de fora – encaminhados pelo Estado- , mas estariam contando para as estatísticas locais.

A ideia, caso consigam reunir elementos estatísticos e amparo jurídico, é cobrar a mudança de bandeira imediata por parte do governador Eduardo Leite. Também, não está descartada a criação de um decreto coletivo entre os prefeitos, classificando a região em bandeira laranja.

Todas as possibilidades serão debatidas e analisadas na sequência, para, ainda hoje, decidir sobre os próximos passos em relação ao tema. O prefeito de Estrela, Rafaell Mallmam, defende que não pode se aguardar até sexta-feira para o Estado mudar a cor da bandeira, visto que o impacto sobre a atividade comercial da região já está muito grande.

“Estou analisando cada linha da lei e das classificações das cores. Temos argumentos e números que nos colocam na cor laranja”, adianta o prefeito Mallmann.

A reunião começa as 15h, na prefeitura de Lajeado.

Ao longo da tarde, mais informações.

Acompanhe
nossas
redes sociais