O prefeito Marcelo Caumo, ao lado do Procurador-geral de Lajeado Natanael dos Santos, fez um pronunciamento nas Redes Sociais para apresentar com mais detalhes as novas medidas a serem adotadas na cidade. O novo decreto municipal é válido até o próximo domingo, dia 17.
O varejo está fechado. O comércio está proibido inclusive nos sistemas de tele entrega ou pague e leve (take-away). Na última semana se permitiu esses modelos de compra de maneira excepcional por se tratar de um momento de transição ao distanciamento controlado, e pelo dia das mães, uma das principais datas para o varejo.
Os restaurantes vão poder funcionar somente com ala carte e prato pronto. Os buffets estão restringidos. Os serviços de alimentação devem funcionar no sistema de tele entrega ou pague e leve.
As padarias e lanchonetes também só poderão funcionar nos sistema take-away e delivery. O prefeito ressaltou que essas modalidades são importantes para evitar aglomerações em mercados.
Os cultos e missas presencias que podiam funcionar com 30% da capacidade de lotação estão vedados. Agora, apenas cultos oniline estão permitidos.
Cabeleireiros, barbeiros e salões de beleza não poderão funcionar nesta semana.
O novo decreto municipal segue as recomendações do governo Estadual. Elas podem ser acessadas com mais detalhes no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.