Lajeado constata queda nos casos da covid-19

Curva de infectados

Lajeado constata queda nos casos da covid-19

Na semana passada foram confirmados 67 pacientes infectados. Já na última semana de abril, eram 80 casos

Lajeado constata queda nos casos da covid-19
Klein participou do programa Frente e Verso na manhã de hoje
Lajeado

A curva de infecções da covid-19 diminui em Lajeado. É o que aponta o acompanhamento semanal feito pela Secretaria de Saúde no número de casos confirmados no município.

O tema foi abordado pelo secretário Cláudio Klein no programa Frente e Verso. Conforme os dados da secretaria, na semana passada foram confirmados 67 novos pacientes com coronavírus. O número na semana dos últimos dias de abril e primeiros dias de maio chegava a 80 pacientes. “Isso representa uma queda de quase 15%”.

O número de pacientes internados no Hospital Bruno Born (HBB) também diminuiu. Eram 22 leitos ocupados na área clínica e hoje chega a 10. Na UTI, também houve redução nos leitos ocupados.

Na opinião de Klein, o fato do município ter registrado cinco mortes nos últimos dias acabou pesando para a manutenção da bandeira vermelha. Cita ainda a necessidade de mais leitos de UTI na região, já que dez leitos previstos no Hospital de Estrela ainda não foram liberados e a mobilização por uma ala de UTI no Hospital São José, de Arroio do Meio, esteja apenas iniciando.

Transparência

A ampla testagem de possíveis casos de coronavírus pode ser um dos fatores que faz Lajeado ter a bandeira vermelha, reconheceu o secretário durante a entrevista na manhã de hoje. Além dos testes pelo Laboratório Central (Lacen), o município também realiza testagem na Univates e empresas.

Para Klein, essa transparência faz com que Lajeado registre mais casos se comparado com outras regiões do estado.

“Não podemos mudar esse sistema de transparência. Mas trouxemos para o Estado essa discussão de criar um critério proporcional ao número de testes aplicados na população. Talvez o município que mais teste não seja o que mais tenha casos se for analisado pela proporcionalidade”, exemplifica.

Interdição de frigoríficos

Klein citou registros sobre atendimentos de funcionários de frigoríficos nos postos de saúde do bairro Montanha e Centro. Na quinta-feira, das 39 consultas médicas realizadas com pacientes respiratórios, 17% eram de funcionários da Minuano, 6% das Bebidas Chiamulera e 3% da BRF. Na sexta-feria, das 29 consultas, 12% eram da BRF, 8% do Imec e 4% da Minuano.

Sobre o fechamento parcial da Minuano e total da BRF, Klein destacou que medidas são estudadas para manter o monitoramento aos milhares de trabalhadores. Para ele, a paralisação das atividades pode prejudicar o acompanhamento dos profissionais.

“Qualquer sintomático era mandado para casa com a orientação específica de evitar contato com outras pessoas. Agora não terá mais esse acompanhamento”, relata.

Bairros e lares de idosos

Sobre os bairros com maior incidência de infectados, Klein cita o Jardim do Cedro, Santo Antônio e Conservas que têm um terço dos infectados de Lajeado.

Klein também abordou a preocupação em lares de idosos. São 12 estabelecimentos em Lajeado, sendo que dois registraram surtos da doença. Eles estão localizados no Conservas e Florestal.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais