O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, na semana passada, a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Covid (PNAD-Covid) em todo território nacional. A pesquisa inédita, por amostragem, é realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. A semana zero da PNAD-Covid na região teve um aproveitamento de 93%, onde foi realizado 39 de 42 entrevistas previstas.
Até o dia 6 de junho serão visitados 178 domicílios pré-selecionados distribuídos entre os oito municípios, sendo eles Arroio do Meio, Colinas, Encantado, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Teutônia e Vespasiano Corrêa. Os pesquisados são contatados, por telefone, a partir desta segunda-feira, dia 11.
Conforme o Coordenador Censo 2021, Paulo Hamester, a pesquisa tem como objetivo, pela ótica da saúde, identificar o número de pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal, as medidas tomadas para recuperação desses sintomas e a demanda pelo serviço de saúde. Pela ótica do mercado de trabalho, tem como objetivo identificar os impactos da pandemia no trabalho e nos rendimentos da população.
A PNAD-Covid busca disponibilizar informações de qualidade que auxiliem no conhecimento da realidade brasileira, subsidiem a adoção de políticas públicas e a busca de soluções para os problemas causados pela doença.
Os domicílios pesquisados serão entrevistados novamente nos meses seguintes para entender o movimento do vírus.
Os locais pesquisados
. Arroio do Meio – bairros Centro e Novo Horizonte
. Colinas – linha Santo Antônio
. Encantado – bairro Santa Clara
. Estrela – distrito de Delfina (linhas São Luiz e São João)
. Forquetinha – linhas Arroio Abelha, Bauereck e Kremereck
. Lajeado – bairros Florestal, Planalto e São Cristóvão
. Teutônia – bairros Centro Administrativo e Teutônia
. Vespasiano Corrêa – linhas Alegre Baldo, Eduardo Guinler, Lucano Conedera e São Luiz