O governador Eduardo Leite divulgou, durante uma transmissão ao vivo neste sábado, dia 9, o detalhamento do modelo de distanciamento social controlado e o mapa com as bandeiras de classificação das 20 regiões, que será implementado a partir da próxima segunda-feira, no estado.
A região de Lajeado segue com bandeira vermelha. Pela análise do comitê de crise do RS, o Vale do Taquari continua com alto índice de contágio. Isso significa que os estabelecimentos comerciais considerados não-essenciais não poderão atender o público.
Conforme Eduardo Leite, a bandeira final é definida por indicadores que levam em conta as mortes registradas em relação à semana anterior, o número de casos confirmados com incidência por 100 mil habitantes e o número de leitos disponíveis em hospitais e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A região de Passo Fundo passou para a bandeira laranja, considerada como risco médio de contágio.
O uso de máscaras de proteção passa a ser obrigatório em todo território gaúcho. Segundo o governador, será difícil fiscalizar, porém solicita o apoio da população para que a medida seja adotada por todos.
As secretárias da Saúde, Arita Bergmann, e do Planejamento, Orçamento e Gestão Leany Lemos e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, também participaram da transmissão.
Frigoríficos
O governador mencionou uma reunião com os frigoríficos BRF, JBS e equipes do governo em função das interdições nas duas empresa. Segundo ele, o estado busca caminhos para a retomada das operações para evitar o abate sanitário dos animais.
Educação
A situação da educação no estado ainda está sendo dialogada com entidades do setor. Conforme o governador, neste decreto ainda não foi tratado o retorno.
Entenda as bandeiras
Bandeira amarela – risco médio/baixo
Bandeira laranja – risco médio
Bandeira vermelha – risco alto
Bandeira preta – risco altíssimo (lockdown)
Lajeado
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, publicou um vídeo em redes sociais solicitando o esforço da comunidade por mais uma semana para evitar a disseminação do vírus. Segundo o prefeito, na próxima semana a região tem a expectativa de habilitar novos leitos para tratamento do covid-19 e anunciar novos curados da doença.