Das 27 estados federativos e Distrito Federal, o Rio Grande do Sul é o 20º em adesão ao distanciamento social. Os dados são do Ranking do Isolamento Social, produzido pela start up InLoco. A consultoria realiza o Índice de Isolamento Social que mede a adesão da sociedade ao distanciamento.
Segundo a empresa, o levantamento é feito por meio de uma tecnologia de localização 30 vezes mais precisa do que o GPS. Além da geolocalização, o Índice de Isolamento Social leva em conta dados do IBGE “afim de garantir uma categorização mais precisa e fiel à realidade”, explica, em nota, a InLoco.
Na semana passada, Lajeado registrou um índice substancialmente inferior ao Rio Grande do Sul. No entanto, apresentou uma melhora significativa nessa semana conforme as afirmações do governador Eduardo Leite, em entrevista coletiva no Palácio do Piratini nessa sexta-feira, dia 8.
“Nas cidades atingidas por maior número de casos, a gente vê Passo Fundo com um distanciamento maior do que o Rio Grande do Sul. Ou seja, nossas ações em Passo Fundo e Lajeado tem surtido efeito”, declarou Leite.
O governador não detalhou os dados em relação aos municípios, que não são disponibilizados ao público como os índices estaduais e nacionais, mas disse que Lajeado está com o isolamento social abaixo da média estadual, ainda que o número seja próximo.
A taxa brasileira no Índice de Isolamento Social é de 43,3%. O índice no Rio Grande do Sul está em 40,9%. Porém, em relação a incidência do vírus o estado está na 21ª posição. Com isso, apenas sete estados controlam o avanço do vírus melhor do que o Rio Grande do Sul.