Três dias após iniciar efetivamente suas operações no município, a Zanc precisou afastar quatro funcionários que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). O resultado dos testes foi divulgado ontem, 7. Antes, um casal de funcionários que trabalham na empresa já haviam sido diagnosticados com a doença e atualmente cumprem isolamento domiciliar.
A empresa decidiu testar todos os seus funcionários desde que iniciou as atividades no município. Segundo o diretor operacional, Alexandre César Marchini, a Zanc está tomando todas as precauções, incluindo a de comprar testes e aplicar nos colaboradores. “Fizemos alguns testes na segunda-feira, mais alguns hoje (ontem) e amanhã (hoje) faremos os exames restantes”, salienta.
A Zanc está arcando com os custos dos testes, que estão sendo encaminhados para análise no laboratório da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. “Acreditamos que entre segunda e terça-feira tenhamos em mãos o resultado destes exames. Os próprios funcionários do laboratório admitiram que nunca tinham analisado tanto teste de uma empresa só, até nos elogiaram pela iniciativa”, comenta Marchini.
Outros trabalhadores que venham a apresentar sintomas gripais também serão afastados e monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os testes adquiridos pela empresa, conforme o diretor, é considerado o mais acertivo, seja o resultado positivo ou negativo.
Assintomáticos
Uma das preocupações da Zanc se deve ao fato de um dos primeiros funcionários infectados pela doença não apresentar sintomas.
“Ela pode estar com o vírus sem saber, assim com alguns funcionários que estão sendo testados. Por isso decidimos testar todo mundo. Se encontrarmos algum infectado, mandaremos ficar em casa em isolamento domiciliar. A preocupação é com o bem estar dos nossos trabalhadores e de suas famílias”.
Impacto econômico
Segundo o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, a Zanc deve render cerca de R$ 1 milhão ao município em retorno de ISS. A empresa se instalou em uma área de 5 mil metros quadrados do antigo Seminário Seráfico, imóvel cedido pelo município.
O investimento no espaço foi de cerca de 9 milhões e o contrato é de dez anos. Ao fim do período, o imóvel passa a pertencer à Zanc. A empresa gera cerca de empregos e, para o fim do ano, a projeção é aumentar para 800 funcionários.