Vinte residentes de lares geriátricos testaram positivo para covid-19

Cuidados com idosos

Vinte residentes de lares geriátricos testaram positivo para covid-19

São três óbitos registrados até o momento. Vigilância Sanitária alerta para medidas de prevenção

Vinte residentes de lares geriátricos testaram positivo para covid-19
Coordenadora da Vigilância Sanitária e enfermeira esclareceram as medidas de prevenções adotadas pelos lares geriátricos. Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Lajeado, Jesuane Salami, e a enfermeira, Elenara Dias, participaram do programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, desta quinta-feira, e explicaram as ações adotadas para conter os surtos de covid-19 nos lares geriátricos.

Os cuidados com lares de idosos não diferem das precauções que a comunidade deve ter, explica Jesuane. “A higienização frequente das mãos, dos ambientes e de materiais”, avalia. Conforme a coordenadora, desde o início de março é realizado um trabalho de prevenção com os lares. “Visitas foram restringidas e outras medidas foram adotadas para evitar a contaminação.”

No município são 12 lares e cada um abriga cerca de 30 residentes. Até o momento, duas casas estão em surto de coronavírus. Em um lar, são 13 testes positivos, sendo 10 de residentes e três de funcionários. Conforme Jesuane, neste local foi registrado um óbito de um idoso. No outro lar, foram 10 casos positivos para coronavírus, todos de residentes. “Neste segundo lar, são duas mortes pela doença”, esclarece.

As ações nos lares geriátricos seguem as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os lares de idosos já possuem um plano de contingência. Agora, ele será reforçado”, esclarece. Conforme Jesuane, a orientação é que os idosos saem o menos possível dos lares geriátricos para atendimentos no hospital e na UPA. “O que pode está sendo tratado dentro das casas”, explica.

Elenara trabalha na linha de frente com os lares geriátricos. Para ela, o caminho é manter o idoso saudável. “É preciso cuidar da alimentação e da hidratação. Por enquanto o tratamento mais eficaz ainda é se manter saudável e isolado, pois não encontramos um remédio para evitar nem para tratar a doença”, afirma.

Conforme Elenara, a orientação para as famílias é que não abandonem os idosos. “Mesmo com o isolamento é preciso encontrar uma forma de não deixá-lo sozinho”, afirma.

A enfermeira afirma que o idoso pode circular em ruas sem movimento, evitando aglomerações e conversas com terceiros durante essa saída. “Ele não precisa ficar trancado em casa, mas deve seguir todas precauções possíveis”, esclarece.

Confirma a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais