Governo do RS mantém restrições no Vale do Taquari

Comércio fechado

Governo do RS mantém restrições no Vale do Taquari

Em transmissão ao vivo, governador Eduardo Leite detalhou motivos para que bandeira siga vermelha em Lajeado e Passo Fundo

Por

Governo do RS mantém restrições no Vale do Taquari
Governador Eduardo Leite realça que critérios técnicos não dão segurança para reduzir o grau de risco em Lajeado (Crédito: Reprodução\facebook\Palácio Piratini)
Vale do Taquari

Pela análise do comitê de crise do RS, as regiões de Lajeado e Passo Fundo continuam com alto índice de contágio. Isso significa que os estabelecimentos comerciais considerados não-essenciais não poderão atender o público.

O governador Eduardo Leite apresentou a decisão agora a tarde durante transmissão ao vivo pelo facebook. De acordo com ele, em meio ao decreto transitório de distanciamento, o Executivo gaúcho e a equipe técnica de enfrentamento ao covid-19 abriram uma exceção para analisar as bandeiras de riscos das duas regiões gaúchas devido a atualização no número de leitos nos hospitais de referência.

Em Lajeado, o Hospital Bruno Born (HBB) havia cadastrado quatro novas vagas. A análise sobre o impacto disso para revisão da bandeira vermelha na cidade foi debatida em reunião no fim da tarde de ontem.

Conforme o governador, apesar de mais capacidade de atendimento, o percentual de ocupação permanece alto, com novas internações todos os dias. Eduardo Leite também frisou que a divisão do estado em microrregiões não será revista, pois apesar de municípios próximos a Lajeado e Passo Fundo não terem casos registrados, o principal critério para determinação considera a capacidade de atendimento em saúde nos hospitais de referência.

Pelo decreto em vigor, que vence no domingo, atividades não-essenciais, como varejo de malhas, sapatos, roupas, flores, joalherias entre outros estabelecimentos não podem abrir para atendimento ao público. A alternativa para vendas é o por meio de pedidos por meios virtuais e no modelo compre e leve.

Acompanhe
nossas
redes sociais