Entre os melhores de Portugal

Craques do Vale

Entre os melhores de Portugal

Cássio Scheid ajudou o Farense a retornar para a primeira divisão após 18 anos

Entre os melhores de Portugal
Lajeado

Poucos atletas do Vale do Taquari conseguiram atuar em grandes centros da Europa. Mas os poucos que jogaram no velho continente viraram ídolos. Nessa semana, o lajeadense Cássio Scheid entrou para a história do Farense. O clube da cidade de Faro, com pouco mais de 60 mil habitantes, retorna para a primeira divisão após dois anos.
A confirmação da classificação veio após a Federação Portuguesa encerrar a segunda divisão de Portugal. Faltando doze rodadas para o fim da fase classificatória, o Farense era o segundo colocado com 48 pontos, seis a mais que o terceiro colocado. A campanha que deu o acesso foi de 15 vitórias, três empates e seis derrotas. O clube marcou 35 gols e sofreu 22.

A carreira

Natural de Arroio do Meio, sempre viveu em Lajeado, no Bairro Olarias, onde é eternamente grato. “Morar nesse bairro me ensinou muito. Sou eternamente grato por todos os meus amigos de Olarias que me ajudaram a me tornar o jogador e o homem que sou hoje.”
O atleta deu seus primeiros passos no Rui Barbosa, de Arroio do Meio, e também atuou na AERC Juventus, de Teutônia. “Sou muito grato aos professores que tive. O Valdir, o Nestor, o Melinho e o João Bandeira me ajudaram muito a chegar onde cheguei.”
A profissionalização veio em São Paulo. Após ser dispensado pelo Grêmio aos 14 anos, foi para a região sudeste, onde se profissionalizou no Santo André. No clube do ABC Paulista ficou por três temporadas. De lá foi para Juventus da Mooca. No primeiro ano foi emprestado para o União São João. No retorno, ajudou o Juventus no acesso da terceira para a segunda divisão de São Paulo. A excelente campanha o levou para o São Carlos, onde jogou por seis meses. O bom rendimento fez com que o Portimonense, de Portugal, o contratasse. Sem ser aproveitado, foi emprestado ao Farense, que disputava a terceira divisão de Portugal. No clube permanece até hoje.

Chegada em Faro

A primeira temporada em Faro foi em 2016/2017. Naquele ano, o time quase subiu para a Segunda Liga Portuguesa. Um ano depois, o acesso veio. “Foi um momento histórico individualmente e coletivamente.”
Na temporada 2018/2019, o clube viveu altos e baixos e terminou a competição na metade da tabela. As boas atuações renderam propostas de diversos clubes de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, mas após uma conversa com o presidente do time, optou por permanecer em mais uma temporada. “Ele prometeu que seria o capitão e que montariam um elenco para subir de divisão. Foi o que aconteceu.”
Scheid conta que o Farense começou a temporada 2019/20 como uma das equipes mais regulares. Desde a primeira rodada permaneceu na zona de classificação à primeira divisão. No dia 5 de maio veio o comunicado da federação relatando o encerramento da competição e promovendo a equipe para a elite de Portugal. “Foi um dia especial pra mim e acredito que pra todos os envolvidos. Recebia mensagens de torcedores chorando, e agradecendo pelo que fiz pelo clube. Isso vale mais do que qualquer coisa, a gratidão das pessoas.”

Lesão em meio a temporada

Vivendo um momento mágico, estando inclusive na seleção dos melhores jogadores do campeonato, Scheid sofreu um baque no início de 2020. No dia 5 de janeiro, sofreu uma lesão no joelho e teve que operar o ligamento cruzado, além de fazer uma sutura do menisco. “Tudo parecia ter acabado, eu vivia um sonho, era tudo que eu mais sonhava, jogar em um grande clube, ser referência e uma peça fundamental. Mas a minha recuperação tem sido fantástica e me feito crescer muito como atleta e como ser humano também.”
Em fase final de recuperação, pretende estar apto no recomeço da temporada, a partir de agosto/setembro.

Referência

Scheid conta que ser capitão nos clubes europeus é de uma grande responsabilidade, ainda mais se o atleta é estrangeiro. “Fui conquistando a confiança de todos aos poucos, estou a quatro temporadas e sempre demonstrei liderança.”
Hoje vive é referência e ídolo de muitos torcedores, sendo parado seguidamente em shoppings centers e nas ruas. “ Meus pais estiveram aqui e se assustaram, porque aqui em Portugal não sou apenas o guri de Olarias que jogava futebol com os amigos, aqui sou referência de muitas pessoas.”
O zagueiro conta que prefere que todos continuem a lhe ver como uma pessoa comum. “Foi essa humildade que me trouxe até aqui e me fez ser o que sou. E é disso que vou levar pro resto da minha vida. Porque enquanto muitos duvidavam de mim, eu treinava, e treinava muito. E hoje sou um jogador e ser humano realizado. Mas claro que a procura de novos desafios sempre.”

Próxima temporada

Para a temporada 2020/21, o clube projeta fazer uma boa temporada, mas deixa em aberto a permanência no clube. “Ainda tenho contrato com o Farense, acredito que vou permanecer, mas sabe que o futebol é muito dinâmico e não posso afirmar sobre o que vai acontecer no futuro.”
Ele relata que desde que está na Europa, recebeu inúmeras oportunidades e propostas para retornar ao futebol brasileiro, mas que pretende ficar em Portugal para seguir fazendo história no Farense e também conseguir a cidadania portuguesa. “Eu sonho em voltar a jogar no Brasil num futuro, estar perto dos meus amigos e familiares. Aproveitar o tempo que passei longe. Mas isso quem sabe mais pra frente.”

Conheça o Farense

Sporting Clube Farense é um clube de futebol português, da cidade de Faro. É o clube mais antigo e com maior historial do Algarve, que foi fundado em 1910. O clube se destaca por ter disputado a final da Taça de Portugal na temporada 1989/1990, e ainda o quinto lugar obtido na temporada 1994/1995, que valeu ao clube a participação na Taça UEFA no ano seguinte.

Ficha técnica

Nome: Cássio Scheid
Idade: 26 anos
Posição: Zagueiro
Clubes por onde passou: Santo André, Juventus, União São João, São Carlos e Farense.

Acompanhe
nossas
redes sociais